Pesquisar COM como potência de aprendizagem social
uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.
Palavras-chave: Pesquisa participativa; Extensão universitária; Educação do campo; Resiliência socioecológica; Governança ambiental.
Referências
ATHAYDE, S.; BERNASCONI, P.; BARTELS, W.; SELUCHINESK, R. D. R.; BUSCHBACHER, R. Avaliação da resiliência socioecológica como ferramenta para a gestão da fronteira amazônica: experiências e reflexões. Sustentabilidade em Debate. Brasília, v. 7, n. 2, p. 14-19, mai/ago 2016. Disponível em: https://uftcd.org/wp-content/uploads/2017/10/ACLI_Resilience_Book.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
BUSCHBACHER, R. A teoria da resiliência e os sistemas socioecológicos: como se preparar para um futuro imprevisível? Boletim Regional, Urbano e Ambiental, n. 9, p. 11-14, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5561/1/BRU_n09_teoria.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
EE TERRA NOVA. Projeto Político Pedagógico – Curso Técnico em Agroecologia. Terra Nova do Norte. SEDUC Secretaria de Estado de Educação. Mato Grosso. 2019.
FOLKE, C. Foreword. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). Resilience in social-ecological systems: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. xi-xii.
FRASER, M. W.; RICHMAN, J. M.; GALINSKY, M. J.; DAY, S. H. What is intervention research? In: FRASER, M. W.; RICHMAN, J. M.; GALINSKY, M. J.; DAY, S. H. Intervention research: developing social programs. New York: Oxford University Press, 2009. 224 p.
GALLOPÍN, G. C. Impoverishment and sustainable development. A systems approach. A report of the IISD. Winnipeg: International Institute for Sustainable Development, 1994. Disponível em: https://www.iisd.org/system/files/publications/impoverishment_and_sd.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
GUNDERSON, L. Ecological and human community resilience in response to natural disasters. Ecology and Society, v. 15, n. 2, 2010. Disponível em: http://www.ecologyandsociety.org/vol15/iss2/art18/. Acesso em: 19 abr. 2023.
JACOBI, P. R. (org). Aprendizagem social e unidades de conservação: aprender juntos para cuidar dos recursos naturais. São Paulo: IEE/PROCAM, 2013.
KOFINAS, G. A Adaptive Co-management in Social–Ecological Governance. In: CHAPIN III, F. S.; KOFINAS, G.; FOLKE, C. (ed.). Principles of Ecosystem Stewardship: Resilience-Based Natural Resource Management in a Changing World. Nova York: Springer Science & Business Media, 2009. p. 77-101.
KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. Introduction. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. Resilience in social-ecological systems: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 1-12.
LÖF, A. Exploring adaptability through learning layers and learning loops. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). Resilience in social-ecological systems: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 63-77.
LUCA, A. Q.; ANDRADE, D. F.; SORRENTINO, M. O Diálogo como Objeto de Pesquisa na Educação Ambiental. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 589-606, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso: 13 abr. 2023.
LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. Resilience and learning: a conspectus for environmental education. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). Resilience in social-ecological systems: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 13-28.
MAKISHI, F.; MARCELINO, S.; ARRELLAGA, M. M.; VEIGA, J. P. C.; OLIVAL, A. A. Políticas públicas e resiliência da agricultura familiar. In: OLIVAL, A. A.; RODRIGUES, C. H.; OLIVEIRA, R. E.; BUSCHBACHER, R.; BARTELS, W. (org.). Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. Cáceres: UNEMAT Editora, 2021. p. 200-227.
MERÇON, J. Construyendo nuevos posibles a partir de la articulación entre resiliencia, aprendizaje social y sistema escolar. Educação, v. 39, n. 1, p. 105-112, jan./abr. 2016.
MINAYO, M. C. S. Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 33, suppl. 1, p. 83-91, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 abr. 2023.
MURO, M.; JEFFREY, P. A critical review of the theory and application of social learning in participatory natural resource management processes. Journal of Environmental Planning and Management, v. 51, n. 3, 2008.
PAHL-WOSTL, C.; HARE, M. Processes of Social Learning in Integrated Resources Management. Journal of Community & Applied Social Psychology, 14, p. 193–206, 2004. Disponível em:https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.91.2448&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
PELLING, M.; SHARPE, J.; PEARSON, L.; ABELING, T.; SWARTLING, Å. G.; FORRESTER, J.; DEEMING, H. Social Learning and Resilience Building in the emBRACE framework. Report. CRED, Louvaina, Bruxelas. 2015.
PLUMMER, R. Social-ecological resilience and environmental education: synopsis, application, implications. In: KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. (ed.). Resilience in social-ecological systems: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p. 29-44.
RESILIENCE ALLIANCE. Assessing resilience in social-ecological systems: Workbook for practitioners. Version 2.0. 2010. 54p
ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2003, v. 23, n. 4, pp. 64-73. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XdM8zW9X3HqHpS8ZwBVxpYN/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2023.
SANTOS, V. M. N.; JACOBI, P. R. Formação de professores e cidadania: projetos escolares no estudo do ambiente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 263- 278, Ago. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 abr. 2023.
STERLING, S. Learning for resilience, or the resilient learner? Towards a necessary reconciliation in a paradigm of sustainable education. In. KRASNY, M. E.; LUNDHOLM, C.; PLUMMER, R. Resilience in social-ecological systems: the role of learning and education. New York: Routledge, 2011. p 45-62.
THOMAS, E. J.; ROTHMAN, J. An Integrative Perspective on Intervention Research. In: ROTHMAN, J.; THOMAS, E. J. (Ed.). Intervention Research: Design and Development for Human Service. New York: Routledge. 1994. 508 p.
VALDANHA NETO, D.; JACOBI, P. R. Social learning as a response to disasters: a case study in the Brazilian Amazon. Environmental Education Research, v. 28, n. 1, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Mutações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.