Pesquisar COM como potência de aprendizagem social

uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo

Autores/as

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada no campo das ciências ambientais junto a uma escola do campo e analisar a possibilidade desse pesquisar COM como potência de aprendizagem social. A escola situa-se no Território Portal da Amazônia (norte de Mato Grosso) e a intervenção visou à definição, validação, aplicação e análise de indicadores estabelecidos para compreender o papel de práticas escolares na resiliência socioecológica de comunidades rurais, assim como uma análise conjunta dos resultados e do processo participativo. Foram realizados encontros dialogados e dinâmicas com a comunidade escolar para se alcançar os objetivos pretendidos. Para além dos resultados dos indicadores em si, uma análise do próprio processo evidenciou que este constituiu um exercício de aprendizagem social, o qual possibilitou o desenvolvimento de diferentes habilidades e valores.

Palavras-chave: Pesquisa participativa; Extensão universitária; Educação do campo; Resiliência socioecológica; Governança ambiental.

 

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Biografía del autor/a

Maria Paula Pires de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bacharela em Engenheira Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP/EESC) com complementação em pedagogia pela Faculdade de Conchas (FACON). Mestre em Ciências (USP/EESC). Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/DCAm). Especialização em Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) em andamento.

Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado do Departamento de Ciências Ambientais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos (DCAm/CCBS), campus São Carlos.

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas nas modalidades bacharelado e licenciatura, Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/FCLAR). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE). Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), junto ao Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias(DECMT).

Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Pires de Oliveira, M. P., Antônio de Figueiredo, R. ., & Valdanha Neto, D. . (2023). Pesquisar COM como potência de aprendizagem social: uma experiência nas ciências ambientais junto a uma escola do campo. Revista Eletrônica Mutações, 16(26), 35–49. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/12306