ASPECTOS FITOSSOCIOLÓGICOS DA VEGETAÇÃO EM ÁREA VERDE NA ZONA LESTE DE MANAUS: CONJUNTO CIDADÃO IX (AMAZONAS)
Palavras-chave:
Fitossociologia, Manaus, AmazonasResumo
Foram abertas duas parcelas de 20 x 20 m em áreas de vertente no entorno do Conjunto Habitacional Cidadão IX, no Bairro do Distrito Industrial II, na Zona Leste de Manaus. O conjunto fica entre terras da Suframa, uma fábrica de cimento, e uma avenida, e 14,9 hectares de vegetação primária da floresta amazônica foram desmatados para a sua construção. Foram analisados diversos aspectos fitossociológicos da vegetação com DAP acima de 10 cm, e alguns indivíduos apresentaram aspectos desproporcionais a uma área já tão antropizada. Dos 28 indivíduos analisados, 10 possuem altura igual ou maior que 20 m, destacando-se o Aquariquara roxo com 30m e um DAP de 220 cm, que junto com o Matamatá preto e o Arabá, apresentam altos índices de Densidade Relativa, Frequência Relativa e Dominância Relativa, devido às suas elevadas dimensões de altura e DAP, ou mesmo por sua abundância em número de indivíduos, como é o caso do Matamatá preto. O índice de biodiversidade de Shannon-Wiener (H’) foi 3,09, considerado muito alto para uma área verde em pleno Distrito Industrial, ainda mais quando comparado com outros índices encontrados na floresta amazônica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-01
Como Citar
Stern, R., & Molinari, D. C. (2013). ASPECTOS FITOSSOCIOLÓGICOS DA VEGETAÇÃO EM ÁREA VERDE NA ZONA LESTE DE MANAUS: CONJUNTO CIDADÃO IX (AMAZONAS). REVISTA GEONORTE, 4(11), 141–155. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1140
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).