PRODUÇÃO DO ESPAÇO E ALTERAÇÕES DAS CARACTERÍSTICAS FITOGEOGRAFICAS E GEOMORFOLOGICAS EM MANAUS: O CASO DO TARUMÃ E DISTRITO INDUSTRIAL 2 (AMAZONAS)

  • Regiane Campos Magalhães UFAM
  • Deivison Carvalho Molinari UFAM
  • Rosilene Campos Magalhães Gomes UFAM
Palavras-chave: Tarumã, Distrito Industrial 2, Cobertura Vegetal.

Resumo

O estudo foi realizado na área urbana da cidade de Manaus, e teve como objetivo analisar a relação socioespacial do processo de ocupação da cidade, em especial os bairros Tarumã e Distrito Industrial 2 e seus reflexos nas características e área da cobertura vegetal, vulnerabilidade geomorfológica e, sobretudo na dinâmica das feições erosivas, do tipo voçorocas. Para obtenção e tratamentos dos dados relativos à quantificação da redução da cobertura vegetal durante os anos (1988, 1998 e 2008) foram baseados na análise de imagens de satélite da série Landsat-5 TM. Foi realizado também levantamento em campo para a caracterização das vertentes, tipo e forma da voçoroca, por fim a identificação das espécies vegetais ao longo das vertentes, tendo como base de ilustração imagem de satélite Ikonos do ano de 2002. Os resultados alcançados mostraram que há uma relação inerente entre a cobertura vegetal, a geomorfologia local e o desenvolvimento dos voçorocamentos. Portanto, ao substituir a cobertura vegetal por habitações irregulares ao longo de vertentes, podem desencadear processos e feições erosivas, causando fortes impactos na paisagem, surgimento de áreas de risco, aumento da susceptibilidade a perdas, sejam de cunho econômico e/ ou de vidas.

Biografia do Autor

Regiane Campos Magalhães, UFAM
UFAM
Deivison Carvalho Molinari, UFAM
UFAM
Rosilene Campos Magalhães Gomes, UFAM
UFAM
Publicado
2011-12-14
Como Citar
Magalhães, R. C., Molinari, D. C., & Gomes, R. C. M. (2011). PRODUÇÃO DO ESPAÇO E ALTERAÇÕES DAS CARACTERÍSTICAS FITOGEOGRAFICAS E GEOMORFOLOGICAS EM MANAUS: O CASO DO TARUMÃ E DISTRITO INDUSTRIAL 2 (AMAZONAS). REVISTA GEONORTE, 2(3), 40 - 58. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1126
Seção
Notas técnicas/ Relatos de campo