PRODUÇÃO DO ESPAÇO E ALTERAÇÕES DAS CARACTERÍSTICAS FITOGEOGRAFICAS E GEOMORFOLOGICAS EM MANAUS: O CASO DO TARUMÃ E DISTRITO INDUSTRIAL 2 (AMAZONAS)
Palavras-chave:
Tarumã, Distrito Industrial 2, Cobertura Vegetal.Resumo
O estudo foi realizado na área urbana da cidade de Manaus, e teve como objetivo analisar a relação socioespacial do processo de ocupação da cidade, em especial os bairros Tarumã e Distrito Industrial 2 e seus reflexos nas características e área da cobertura vegetal, vulnerabilidade geomorfológica e, sobretudo na dinâmica das feições erosivas, do tipo voçorocas. Para obtenção e tratamentos dos dados relativos à quantificação da redução da cobertura vegetal durante os anos (1988, 1998 e 2008) foram baseados na análise de imagens de satélite da série Landsat-5 TM. Foi realizado também levantamento em campo para a caracterização das vertentes, tipo e forma da voçoroca, por fim a identificação das espécies vegetais ao longo das vertentes, tendo como base de ilustração imagem de satélite Ikonos do ano de 2002. Os resultados alcançados mostraram que há uma relação inerente entre a cobertura vegetal, a geomorfologia local e o desenvolvimento dos voçorocamentos. Portanto, ao substituir a cobertura vegetal por habitações irregulares ao longo de vertentes, podem desencadear processos e feições erosivas, causando fortes impactos na paisagem, surgimento de áreas de risco, aumento da susceptibilidade a perdas, sejam de cunho econômico e/ ou de vidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-14
Como Citar
Magalhães, R. C., Molinari, D. C., & Gomes, R. C. M. (2011). PRODUÇÃO DO ESPAÇO E ALTERAÇÕES DAS CARACTERÍSTICAS FITOGEOGRAFICAS E GEOMORFOLOGICAS EM MANAUS: O CASO DO TARUMÃ E DISTRITO INDUSTRIAL 2 (AMAZONAS). REVISTA GEONORTE, 2(3), 40–58. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1126
Edição
Seção
Notas técnicas/ Relatos de campo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).