Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Declaração de Direito Autoral

    Ao submeter o manuscrito na Revista Geonorte os autores concedem o direito de publicação da versão revisada do artigo, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    Os autores se comprometem que manuscrito não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado em outro periódico, assumindo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre os autores do manuscrito eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
  • Os autores declaram-se cientes dos itens presentes na LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 (DIREITOS AUTORAIS), responsabilizando-se por quaisquer problemas relacionados as questões de PLÁGIO.

    Os autores declaram ainda que:
    1. O artigo é original, não foi publicado em outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade;
    2. As informações contidas no trabalho são de inteira responsabilidade de seus autores;
    3. Os autores do trabalho estão cientes de que não receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do referido trabalho.

Diretrizes para Autores

A revista GEONORTE aceita submissões para publicação de trabalhos inéditos sobre geografia e áreas afins. Podendo ser em redigidos em português, espanhol ou inglês.

QUANTO À FORMATAÇÃO DOS MANUSCRITOS OS AUTORES DEVEM SEGUIR O MODELO DE ARTIGO COM AS NORMAS DA REVISTA GEONORTE.

 

A submissão de trabalhos não resulta em cobrança de taxas. 


A GEONORTE possui quatro seções abertas para inscrições externas:

Artigos: resultado de pesquisa (projetos de pesquisas, dissertações, e teses), com contribuições teóricas e empíricas. 

Notas técnicas / relatos de trabalhos de campo: notas de pesquisa em andamento, registros/relatos de pesquisa de campo ou encontros científicos

Resenhas: apresentação do conteúdo inéditos de livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado (devendo ter uma avaliação crítica).  

 Os trabalhos enviados deverão possuir a seguinte extensão (incluindo bibliografia):

Artigo e Notas técnicas: máximo 10.000 palavras e no mímino 5.000 (estes limites aplica-se em todo o conteúdo do manuscrito - títulos, resumo, abstract, referências bibliográficas, etc.). Casos excepcionais podem ser discutidos com os editores.

Os trabalhos devem ser enviados em extensão .doc (compatível com Microsoft Office Word 97-2003) usando o modelo de artigo com as seguintes formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaço entre parágrafos de 0 pt antes e 6 pt depois, espaço entrelinhas simples, sem recuo de parágrafos.

RESUMO: Se o artigo for escrito em português, o mesmo deve conter também abstract e key-words, e quando o texto for em inglês, este deve conter também resumo e palavras-chaves. O resumo não pode ultrapassar o número máximo de 250 palavras ter entre 3 (mínimo) e 5 (máximo) palavras-chaves. O resumo deve ser apresentado obrigatoriamente em no mínimo dois idiomas (português e inglês) e opcionalmente em espanhol ou francês (livre escolha).

Os títulos e subtítulos devem estar sem numeração e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). O título em português deve ter também o título traduzido para o inglês e vice-versa. Logo abaixo do título, deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) (centralizado), acompanhado da Instituição, Departamento, Cidade, País. E-mail e ORCID (Preencher depois de aceite).

O corpo do trabalho deve ser organizado por capítulos, seguindo a seguinte estrutura:

RESUMO E ABSTRACT: O resumo ou abstract não pode ultrapassar o número máximo de 250 palavras em espaço simples e ter entre 3 (mínimo) e 5 (máximo) palavras-chave ou key-words.

INTRODUÇÃO: contendo os objetivos e as justificativas:

MATERIAIS E MÉTODOS: contendo a descrição da área de estudo, dos materiais utilizados, os métodos empregados e os procedimentos desenvolvidos;

RESULTADO E DISCUSSÔES: contendo o resultado da pesquisa e suas discussões;

CONCLUSÃO (OU CONSIDERAÇÕES FINAIS): contendo as conclusões finais do trabalho.

REFERÊNCIAS: contendo a citação de todas as bibliografias, material cartográfico, softwares, consulta na internet e demais referências utilizadas ao longo do trabalho.

AGRADECIMENTOS: É obrigatório informar se a pesquisa foi financiada por alguma instituição (CAPES, CNPq, FAPES etc.) e o número da bolsa/processo.

CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES: Os autores devem apresentar um pequeno parágrafo detalhando suas contribuições individuais no artigo quanto a concepção, metodologia, coleta e análise dos dados, escrita do artigo, revisão, supervisão e aquisição de financiamento.

Tabelas e ilustrações, devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior e as ilustrações título/legenda na parte inferior. As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, entre outros) deverão ser produzidas em PNG ou JPG, com resolução de 300 DPI, e devem ser inseridas no corpo do texto.
As Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro dos parênteses (FREITAS, 1993, p. 76) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Freitas (1993, p. 76). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (FREITAS, 1993a, p. 66; FREITAS, 1993b; FREITAS, 1993c). Quando houver mais de um autor citado entre parênteses, a separação entre as múltiplas referências deverá ser feita por “ponto e vírgula” e em ordem alfabética (ANTONINO, 2010; BELIZÁRIO, 2000; FILIZOLA, 1985; SILVA, 1979).  As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023/2018 da ABNT e devem seguir os exemplos abaixo:

Livro:
autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação.

Capítulo de livro:
Autor, título, In.: autor da obra, título, subtítulo (se houver), local, editora, data de publicação, páginas inicial e final do capítulo.

Artigo:
autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação, acrescidos do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio eletrônico.

Tese/Dissertação:
autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros, e curso entre parênteses), vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa.

Artigo de Evento:
autor, título do trabalho, seguidos da expressão In: nome do evento., numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, Anais [...]. Local, editora, data de publicação e páginas inicial e fnal da parte referenciada.

As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4cm à esquerda, sem aspas nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

IMPORTANTE:
O conteúdo dos textos é de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores.

Cada autor ou co-autor poderão estar vinculados à dois textos por edição.

Todos autores e suas respectivas informações como e-mail e filiação acadêmica, devem ser cadastrados nos metadados no ato da submissão.

NÃO SERÁ ACEITO A INCLUSÃO DE AUTORES QUE FORAM NÃO CADASTRADOS NOS METADADOS NO ATO DA SUBMISSÃO.

 

Revisão

Contribuições teórico-conceitual inéditas e relevantes sobre os diferentes campos de atuação da Geografia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.