ASPECTOS FITOSSOCIOLÓGICOS DA VEGETAÇÃO EM ÁREA VERDE NA ZONA LESTE DE MANAUS: CONJUNTO CIDADÃO IX (AMAZONAS)
Palavras-chave:
Fitossociologia, Manaus, AmazonasResumo
Foram abertas duas parcelas de 20 x 20 m em áreas de vertente no entorno do Conjunto Habitacional Cidadão IX, no Bairro do Distrito Industrial II, na Zona Leste de Manaus. O conjunto fica entre terras da Suframa, uma fábrica de cimento, e uma avenida, e 14,9 hectares de vegetação primária da floresta amazônica foram desmatados para a sua construção. Foram analisados diversos aspectos fitossociológicos da vegetação com DAP acima de 10 cm, e alguns indivíduos apresentaram aspectos desproporcionais a uma área já tão antropizada. Dos 28 indivíduos analisados, 10 possuem altura igual ou maior que 20 m, destacando-se o Aquariquara roxo com 30m e um DAP de 220 cm, que junto com o Matamatá preto e o Arabá, apresentam altos índices de Densidade Relativa, Frequência Relativa e Dominância Relativa, devido às suas elevadas dimensões de altura e DAP, ou mesmo por sua abundância em número de indivíduos, como é o caso do Matamatá preto. O índice de biodiversidade de Shannon-Wiener (H’) foi 3,09, considerado muito alto para uma área verde em pleno Distrito Industrial, ainda mais quando comparado com outros índices encontrados na floresta amazônica.Downloads
Downloads
Publicado
2013-12-01
Como Citar
Stern, R., & Molinari, D. C. (2013). ASPECTOS FITOSSOCIOLÓGICOS DA VEGETAÇÃO EM ÁREA VERDE NA ZONA LESTE DE MANAUS: CONJUNTO CIDADÃO IX (AMAZONAS). REVISTA GEONORTE, 4(11), 141–155. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1140
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).