INTENSIDADE DAS CHUVAS NA BACIA DE CAÇU-GO
Resumo
O conhecimento do número de dias chuvosos, quantidade dos totais mensais e anuais da chuva e sua intensidade são importantes para o planejamento e gestão das atividades econômicas, obras de engenharia e atividades de manejo realizadas em uma bacia hidrográfica. O objetivo do trabalho foi analisar a intensidade e o número de dias de chuva na bacia de Caçu-GO, no período de janeiro a junho de 2012. Consideramos como dia chuvoso aquele que o volume de chuvas durante as 24 horas foi igual ou superior a 1 mm e a intensidade das chuvas seguimos a metodologia de Minuzzi e Sediyama (2004) baseado na OMM, os quais utilizaram as seguintes classes a) chuva fraca: de 1,1 mm/h até 5 mm/h; b) chuva moderada: de 5,1 mm/h até 25 mm/h; c) chuva forte: de 25,1 mm/h até 50 mm/h e d) chuva muito forte: acima de 50,1 mm/h. Na bacia de Caçu-GO verificamos que o número de dias chuvosos variou entre 23 e 64 dias e a intensidade das chuvas ocorreu nas seguintes freqüências, chuvas fracas são as que ocorrem com maior freqüência para as cinco localidades: a Fazenda Caçada apresentou maior número de horas de chuva fraca, 95 h; depois a localidade Fazenda Cinco Estrelas-Princesa, com 91 h; a Fazenda Gabriela, com 88 h, a Fazenda Ribeirão dos Paula 3, com 70 h e a Fazenda Ribeirão dos Paula 1, com 12 h.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-06
Como Citar
Medeiros de Lima, A., Rodrigues Rocha, J. R., Fátima Mariano, Z. de, & Pereira Cabral, J. B. (2012). INTENSIDADE DAS CHUVAS NA BACIA DE CAÇU-GO. REVISTA GEONORTE, 3(9), 1089 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2566
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).