LUGARES QUE MIGRAM – AS IMAGENS DO MUNDO VIVIDO PELOS ASSENTADOS DO CANOAS-AM / Places that migrate – The images of the world lived by the Canoas seated - AM.
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.116.136Resumen
O Canoas apresenta-se como Comunidade e Assentamento rural. Sua dinâmica pode se melhor compreendida considerando duas etapas, antes e após a chegada do Projeto de Assentamento (P.A.). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi descrever e compreender como os migrantes assentados representam suas vivências e os lugares de seus trajetos, bem como o Canoas, criando com ele uma relação de identidade. Participaram da pesquisa dez colaboradores adultos, não naturais da região norte, devido às experiências adquiridas na migração, e três dos antigos habitantes do lugar, demonstrando a percepção sobre a chegada desses novos sujeitos. Os mapas mentais e a história oral nos auxiliaram no acesso ao mundo vivido de cada indivíduo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva fenomenológica da Geografia. Portanto, esta pesquisa contribui na compreensão da (re) construção do lugar nas multidimensionalidades do vivido, bem como, da relação de identidade existente, ou não, pois é a partir da manifestação das relações estabelecidas que o mesmo acontece.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).