COTIDIANO E VIOLÊNCIA: A ESPETACULARIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO SUBSISTEMA NA SOCIEDADE DE CONSUMO DIRIGIDO/ Violence and daily life: The spectacularization of violence as a subsystem in the consumer society directed
A ESPETACULARIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA COMO SUBSISTEMA NA SOCIEDADE DE CONSUMO DIRIGIDO
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.77.88Palavras-chave:
Cotidiano; Violência; Consumo; Espetáculo.Resumo
O cotidiano não deve ser compreendido como um sistema único, ele é formado por um conjunto de sistemas ou subsistemas como a moda, a cozinha, o automóvel, a sexualidade, o erotismo e o turismo. Portanto, a violência e o espetáculo que se faz dos atos violentos se constitui um subsistema? A partir desse questionamento, esse trabalho busca discutir a ideia de que a espetacularização da violência presente no cotidiano pode ser considerada como um desses subsistemas. Trata-se de uma discussão teórica acerca da violência estabelecida no cotidiano, em que os atos violentos são consumidos em forma de espetáculo. Os objetivos desse texto foram: compreender a espetacularização da violência como um subsistema; entender a violência como mercadoria e apresentar as condições necessárias para estabelecer essa espetacularização com um subsistema. O estudo apontou aspectos que revelam o consumo direcionado ao uso de atos violentos como uma mercadoria espetacular, capaz de definir a espetacularização da violência como um subsistema dentro da sociedade burocrática de consumo dirigido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).