DE LÁ PARA CÁ: A MIGRAÇÃO EXPRESSIVA DO CAMPONÊS RIBEIRINHO PARA MANAUS, UMA REFLEXÃO/ From there to here: Expressive migration of the riparian peasant for Manaus, a reflection
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.54.67Resumo
Este artigo se configura em uma fragmentação da pesquisa de Mestrado, na qual buscamos relacionar o aspecto cultural da migração interestadual em Manaus, ressaltando a territorialidade deste sujeito migrante na cidade. Através do resgate de dados quantitativos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), podemos identificar que a migração do camponês ribeirinho, do interior do Estado do Amazonas, para Manaus, também é bastante significativa. Neste sentido, desenvolvemos este estudo buscando compreender este caboclo amazônico, que muitas vezes possui sua terra, possui seu meio financeiro de sobrevivência, no interior, mas decide mudar-se para a capital do Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).