La LA CONSTRUCCIÓN DEL ESPACIO URBANO EN MANAUS: UN ANÁLISIS DE LAS CONDICIONES DE SALUD DE LOS MORADORES DEL PARQUE RESIDENCIAL MANAUS
Palabras clave:
Urbanização, saúde, ProsamimResumen
Os processos de urbanização espelham, além de formas construídas e espaços produzidos, atores que vão configurando objetivamente a cidade. Manaus, com 2,0 mil de hab. enfrenta sérios problemas urbanos típicos das grandes cidades capitalistas, marcadas por um processo de crescimento urbano rápido e desordenado. Historicamente, a falta de alternativas habitacionais resultou na criação de assentamentos informais às margens dos igarapés, oferecendo riscos aos moradores dessas áreas. Neste contexto surge o PROSAMIM, idealizado para resolver os problemas sociais, urbanísticos e ambientais da cidade. Com foco neste programa foram entrevistados quinze (15) moradores do Parques Residencial Manaus, lócus da pesquisa (pesquisa qualitativa) nos anos de 2014 e 2015. Como resultado, conheceu-se as condições de saúde dos moradores, antes e depois da mudança e suas avaliações sobre o programa. Conclui-se que a condição de saúde dos moradores melhorou com o novo ambiente de moradia e o número de doenças diminui, e que os mesmos, estão satisfeitos com a atual moradia, apesar dos problemas existentes.
Palavras chaves: Urbanização; Prosamim; Saúde.
Descargas
Citas
GARRIDO, Ana Lúcia. A cidade de Manaus e o projeto PROSAMIM. In: O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM – e seus impactos socioambientais sobre a qualidade de vida da comunidade do Parque Residencial Manaus, 2011. Disponível em: << http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/18120/18120_3.PDF>> Acesso em: dezembro de 2014.
GOLDENBERG, MIRIAN. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2001.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. 2 ed. São Paulo: Anablume, 2006.
KOWARICK, Lúcio. Viver em risco: sobre a vulnerabilidade socioeconômica e civil. São Paulo: Ed. 34, 2009.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Centauro Editora, 2008.
LEMOS, Janeth de Araújo. Vivendo a transição de ambiente de moradia: Um estudo com moradores do Parque Residencial Manaus–Prosamim. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Ciências do ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, PPG-CASA/CCA/UFAM. Manaus-AM, 2010. Disponível em: << http://www.ppgcasa.ufam.edu.br/pdf/dissertacoes/2010/Janeth%20de%20Araujo.pdf>> Acesso em Janeiro de 2015.
MARQUES, Eduardo Cesar; TORRES, Haroldo da Gama. São Paulo: segregação, pobreza e desigualdades sociais. São Paulo: Ed. Senac, 2004.
MESQUITA, Otoni Moreira de. La belle vitrine: Manaus entre dois tempos 1890-1900. Manaus: FAPEAM, 2009.
OLIVEIRA, José Aldemir de; COSTA, Danielle Pereira da. A análise da moradia em Manaus (AM) como estratégia de compreender a cidade. Scripta Nova: revista electrónica de geografía y ciencias sociales, n. 11, p. 29, 2003. Disponível em: << http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-24530.htm>> Acesso em Janeiro de 2015.
PROGRAMA SOCIAL E AMBIETAL DOS IGARAPÉS DE MANAUS – PROSAMIM. Estudo de Avaliação Ambiental Estratégica – EIS. Manaus/AM, julho de 2004.
PROGRAMA SOCIAL E AMBIETAL DOS IGARAPÉS DE MANAUS – PROSAMIM. Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. Manaus/AM, janeiro de 2015 (pp.140).
RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL: Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM. Disponível em: << http://prosamim.am.gov.br/wp-content/uploads/2012/05/rima-prosamim3.pdf>> acesso em: janeiro de 2015.
SANTOS, Carolina Cássia Batista. Direito à Moradia na cidade de Manaus. Revista Ser Social, n. 8. Brasília: UNB, 2008.
SARAIVA, Felipe. Ministério da Saúde – Política Nacional de Promoção da Saúde – Portaria nº 687, de 30 de março de 2006.
SILVA, Regina Celly Nogueira da; MACÊDO, Celênia de Souto. A urbanização mundial, 2009. Disponível em: << http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia%20%20Reing/Geografia%20Urbana/Geo_Urb_A04_WEB_IBPPZ_SF_SI_SE_171209.pdf>> acesso em: janeiro de 2015.
SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros. Nova classe média ou nova classe trabalhadora, 2010.
SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalismo e Urbanização. Disponível em: << http://groups.google.com.br/group/digitalsouce.>> Acesso em: Dezembro de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).