O ESPAÇO EM METROPOLIZAÇÃO
AS URBANIDADES NO RURAL NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO NO MUNICÍPIO CAREIRO DA VÁRZEA - AM
DOI:
https://doi.org/10.21170.geonorte.2023.V.14.N.44.01.22Palavras-chave:
Comunidade São Francisco; Várzea; Economia; Setor Primário.Resumo
O estudo das relações presentes entre o urbano e rural introduzido à metropolização do espaço apresenta novos preceitos voltados ao tradicional contexto de espaço urbano e espaço rural através de novas espacialidades. O pensamento de distinguir urbano e rural torna-se cada vez mais distante, embora cada espaço apresente suas particularidades e se entrelaçam. As mudanças no campo demonstram alterações nos hábitos, saberes e no modo de vida o que caracteriza a diversificação dos sujeitos que atuam nesse espaço, criando um ambiente híbrido, a partir de uma nova vivência socioespacial que apresenta tantos aspectos urbanos quanto rurais. O objetivo do trabalho é analisar o processo de metropolização na Comunidade São Francisco no município Careiro da Várzea no estado do Amazonas. A fim de atender os objetivos expostos adota-se o método materialismo histórico-dialético, para compreender os fenômenos a partir de sua totalidade. Portanto as transformações provenientes desse processo espacial chamado “metropolização” são notórias, o que se faz necessário analisar tais mudanças associadas a este na comunidade São Francisco no município Careiro da Várzea, que é uma comunidade ribeirinha, as margens do Rio Solimões, onde o rio é o percussor do seu modo de vida, todavia entender as urbanidades presentes neste espaço é fundamental, a fim de compreender como o urbano e rural se interconectam e interagem em diversas combinações.
Downloads
Referências
AGUIAR, Ronaldo. Guia Amazonas: Ecologia, Exotismo e Biodiversidade. 1 ed. Manaus: Fundação Rede Amazônica, 2001.
ANDRADE, M. C. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora da UFPE, 2008.
DINIZ, Célia Regina. Metodologia Cientifica. Campina Grande: EDUEP, 2008.
FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; Cultura Caboclo Ribeirinha: mitos, lendas e transculturalidade. São Paulo: Annablume, 2004.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
MENDES, Gabrielle Sant’Anna. A dinâmica da paisagem e uso da terra: estudo de caso no distrito da Terra Nova, Careiro da Várzea-Am. Manaus, 2018, 97 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2018.
NASCIMENTO, Ana Cristina Lima. Resiliência e adaptabilidade dos sistemas socioecologicos ribeirinhos frente à eventos climáticos extremos na Amazônia Central. Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia., 2017, 139 p. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2017.
PACHÊCO, Josuéte Brandão; BRANDÃO, José Carlos M.; BRANDÃO, Carlos Adenyr P. A cidade nas várzeas da Amazônia: a (re)organização espacial de 1890 à década de 1990. Curitiba: CRV, 2018.
PEREIRA, H. P. A dinâmica socioambiental das Várzeas do rio Solimões-Amazonas. In: Comunidades ribeirinhas amazônicas – modos de vida e uso dos recursos naturais. Organizadores: FRAXE, T. J. P; PEREIRA, H.S.; WITKOSKI, A. C. Manaus: EDUA, 2007.
PERES, Lucas Garcia Magalhães. Análise temporal do uso e cobertura da terra na Bacia Hidrográfica do Lago Grande do Curuai, Pará. Dissertação de Mestrado. Brasília: UNB, 2016.
SALVADOR, Diego Salomão. A Geografia e o método dialético. Sociedade e Território, Natal, v. 24, nº 1, p. 97 - 114, jan./jun. 2012.
SILVA, Agatha Teixeira. Da lamparina à lâmpada: Estudo das transformações socioculturais e ambientais na comunidade são Francisco da Costa Terra Nova, Careiro da Várzea (AM). Dissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. 196 p. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2017.
SOUSA, Silas Garcia Aquino de; ROÇODA, Luís Carlos Castro; ARAÚJO, Maria Isabel de. Cidadania e sustentabilidade no Paraná Careiro da Várzea – Rio Amazonas. In: Anais do Seminário Internacional de Ciência do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Manaus, 2014.
SPOSITO, Eliseu Savério. Filosofia e Geografia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
STERNBERG, H.O’R. A Água e o Homem na Várzea do Careiro. 2 ed. Belém: MUSEU Paraense Emilio Goeldi, 1998.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).