AS PRÁTICAS DE GEOGRAFIA ESCOLAR NA VISÃO SÓCIOCONSTRUTIVISTA: UMA ESTRATÉGIA DO ENSINO CENTRADO DO ALUNO / THE PRACTICES OF SCHOOL GEOGRAPHY IN THE SOCIO - CONSTRUCTIVIST VIEW: A STRATEGY OF STUDENT - CENTERED TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.29.101.115Palavras-chave:
Ensino, construtivismo, geografia escolarResumo
Este artigo reflete sobre as práticas de geografia escolar baseando-se na teoria de aprendizagem no sócioconstrutivista. O mesmo sugere algumas práticas de geografia escolar no sentido se adequar ao que se pretende do aluno, partindo de diversas experiências tidas em pesquisas realizadas no GRUPEG (Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia) no sentido de analisar as práticas de ensino de Geografia em diferentes escolas secundárias na cidade de Maputo em Moçambique e que as mesmas (práticas) distanciam-se do que se recomenda em pedagogias e didáticas atuais. A reflexão sobre as práticas de geografia escolar na visão sócio – construtivista remeteu a questionar as estratégias metodológicas dos professores de geografia, I - será que elas se adequam ao que se pretende? E II- Como torna-las adequadas para responder os objectivos da geografia escolar? Para dar resposta a estas questões, fez-se um levantamento bibliográfico sobre as teorias de aprendizagem e as metodologias da geografia escolar. Assim, o estudo sugere que para responder os objetivos da geografia escolar é necessário colocar o aluno como centro daaprendizagem.
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Publicado
2017-09-06
Como Citar
Mahumane Junior, A. F. (2017). AS PRÁTICAS DE GEOGRAFIA ESCOLAR NA VISÃO SÓCIOCONSTRUTIVISTA: UMA ESTRATÉGIA DO ENSINO CENTRADO DO ALUNO / THE PRACTICES OF SCHOOL GEOGRAPHY IN THE SOCIO - CONSTRUCTIVIST VIEW: A STRATEGY OF STUDENT - CENTERED TEACHING. REVISTA GEONORTE, 8(29), 101–115. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.29.101.115
Edição
Seção
Artigos
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