Estudo do clima no Município de Pelotas - RS
Palabras clave:
Clima, Pelotas, estatísticaResumen
O clima tem forte influência nas atividades da região contribuindo diretamente para maior rendimento em alguns setores da economia. O presente estudo pretende conhecer o clima da região de Pelotas com a finalidade de previsões futuras quanto as atividades que são desenvolvidas na região. O objetivo foi analisar o comportamento do clima no período de 1976 a 2015.Foram calculadas as médias climatológicas, desvios padrões, coeficiente de variação com a finalidade de descrever o clima local do município de Pelotas-RS. As variáveis meteorológicas analisadas durante o período de 40 anos foram precipitação, vento, temperatura do ar, umidade relativa, pressão e evapotranspiração. Foram feitas análises pela rosa dos ventos, análise cálculo de evapotranspiração pelo método de Thornthwaite e comparação das variáveis meteorológicas. A precipitação apresentou menor variabilidade no mês de setembro e uma maior variabilidade no mês de maio. As variáveis meteorológicas vento, umidade relativa, evaporação se mantiveram constantes nas décadas estudas. A direção nordeste tem grande incidências em todas as estações do ano. A temperatura apresentou menor variabilidade no mês de fevereiro e uma maior variabilidade no mês de julho. A menor pressão barométrica média mensal observou-se no mês de dezembro e a maior pressão barométrica média mensal observou-se no mês de julho. O valor de evapotranspiração de agosto é significativamente maior do que os dos outros meses.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-04-10
Cómo citar
Bretanha, S. S. F., & Kobiyama, M. (2017). Estudo do clima no Município de Pelotas - RS. REVISTA GEONORTE, 7(27), 30–49. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/3419
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).