Estudo do clima no Município de Pelotas - RS

Autores

  • Sônia Souza Franco Bretanha Universidade Federal do Rio Grande do Sul/discente Universidade Federal de Pelotas/docente http://orcid.org/0000-0002-6136-9413
  • Masato Kobiyama Universidade Federal do Rio Grande do Sul/docente

Palavras-chave:

Clima, Pelotas, estatística

Resumo

O clima tem forte influência nas atividades da região contribuindo diretamente para maior rendimento em alguns setores da economia. O presente estudo pretende conhecer o clima da região de Pelotas com a finalidade de previsões futuras quanto as atividades que são desenvolvidas na região.  O objetivo foi analisar o comportamento do clima no período de 1976 a 2015.Foram calculadas as médias climatológicas, desvios padrões, coeficiente de variação com a finalidade de descrever o clima local do município de Pelotas-RS. As variáveis meteorológicas analisadas durante o período de 40 anos foram precipitação, vento, temperatura do ar, umidade relativa, pressão e evapotranspiração. Foram feitas análises pela rosa dos ventos, análise cálculo de evapotranspiração pelo método de Thornthwaite e comparação das variáveis meteorológicas. A precipitação apresentou menor variabilidade no mês de setembro e uma maior variabilidade no mês de maio. As variáveis meteorológicas vento, umidade relativa, evaporação se mantiveram constantes nas décadas estudas. A direção nordeste tem grande incidências em todas as estações do ano. A temperatura apresentou menor variabilidade no mês de fevereiro e uma maior variabilidade no mês de julho. A menor pressão barométrica média mensal observou-se no mês de dezembro e a maior pressão barométrica média mensal observou-se no mês de julho. O valor de evapotranspiração de agosto é significativamente maior do que os dos outros meses.

Biografia do Autor

Sônia Souza Franco Bretanha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/discente Universidade Federal de Pelotas/docente

Engenharia Civil,  UCPel , Pelotas-RS, Brasil – Graduação em Matemática , UCPel, Pelotas-RS, Brasil – Especialista em Patrimônio Histórico, UFPel, Pelotas-RS, Brasil – Mestre em Engenharia Oceânica, FURG, Rio Grande-RS, Brasil  - Docente na Universidade Federal de Pelotas - Centro de Engenharias, UFPel ,Pelotas - RS e Doutoranda de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental – UFRGS, Porto Alegre-RS.

Masato Kobiyama, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/docente

Possui graduação em Ciências Especiais - Kyoto Educational University (1985), especialização em Controle de Erosão - Kyoto University (1988), mestrado em Ciência Florestal - Tokyo University of Agriculture and Technology (1991) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1994). Trabalhou em Gana no período de 1985 - 1987 como voluntário no serviço de JOCV/JICA. Como docente, trabalhou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no período de 1996 - 2002, e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 2002 - 2013. Professor Titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) no IPH-UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Como Citar

Bretanha, S. S. F., & Kobiyama, M. (2017). Estudo do clima no Município de Pelotas - RS. REVISTA GEONORTE, 7(27), 30–49. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/3419

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)