CARACTERIZAÇÃO HIDROLÓGICA POR MEIO DO MÉTODO DA DESAGREGAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM A BACIA DO RIO TOKORO, HOKKAIDO, JAPÃO.

Autores

  • Pedro Guilherme de Lara
  • Keisuke Nakayama
  • Yohei Sugawara
  • Masato Kobiyama

Palavras-chave:

modelagem hidrológica, método da desagregação, escalas temporais.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir sobre a estruturação de uma formulação hidrológica apropriada, através da análise sistemática do processo chuva-vazão em bacias monitoradas. A bacia do Rio Tokoro, Hokkaido, norte do Japão foi selecionada como base para deste estudo. Para a estruturação do modelo hidrológico, a abordagem por desagregação foi empregada. A desagregação envolve o ajuste gradual da estrutura do modelo a fim de simular a variabilidade da geração de vazão identificando progressivamente os processos dominantes em diferentes escalas temporais (anual, mensal e diária). Este trabalho dá ênfase nas propriedades físicas, hidrológicas e climatológicas, as quais embasam a teoria da desagregação. A abordagem por desagregação conduziu à construção de um modelo simples e robusto de balanço hídrico atingindo bom desempenho na representação dos processos hidrológicos.

Biografia do Autor

Pedro Guilherme de Lara

UFAM

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Lara, P. G. de, Nakayama, K., Sugawara, Y., & Kobiyama, M. (2013). CARACTERIZAÇÃO HIDROLÓGICA POR MEIO DO MÉTODO DA DESAGREGAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM A BACIA DO RIO TOKORO, HOKKAIDO, JAPÃO. REVISTA GEONORTE, 4(11), 20–56. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1134

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.