LIÇÕES APRENDIDAS COM GRANDES DESASTRES RECENTES CAUSADOS POR EVENTOS HIDROLÓGICOS EXTREMOS NO BRASIL

Autores

  • Masato Kobiyama Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS - Brasil.
  • João Gabriel Fontes Maciel
  • Erika Gabriella Ruoso
  • Alessandro Gustavo Franck
  • Marina Refatti Fagundes

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.115.142

Palavras-chave:

Educação para redução de risco de desastres, Bacia-escola, Ambiente montanhoso, Ciência cidadã

Resumo

Entre os desastres relacionados à água que ocorreram nos anos de 2022 e 2023, aqueles que ocorreram no município de Petrópolis/RJ em fevereiro de 2022, na Região Metropolitana de Recife em maio e junho de 2022 e no litoral norte paulista em fevereiro de 2023 podem ser considerados os maiores em termos de mortes humanas. O presente trabalho relata as principais características desses três desastres hidrológicos e apresenta importantes lições aprendidas com os mesmos. Uma situação atual de problemas sociais associados a moradores locais e organizações públicas no Brasil confirma que a Educação para Redução de Risco de Desastres é indispensável no contexto da gestão integrada de riscos de desastres. Para desenvolver tal educação, a construção de bacias-escola e seu uso através da ciência cidadã tornam-se fundamentais. Além disso, com base na evolução dos tipos de desastres, destaca-se uma atenção especial para desastres ocorridos em ambientes montanhosos onde escorregamentos, fluxos de detritos e inundações bruscas são frequentes.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Kobiyama, M., Maciel, J. G. F., Ruoso, E. G., Franck, A. G., & Fagundes, M. R. (2023). LIÇÕES APRENDIDAS COM GRANDES DESASTRES RECENTES CAUSADOS POR EVENTOS HIDROLÓGICOS EXTREMOS NO BRASIL. REVISTA GEONORTE, 14(46). https://doi.org/10.21170/geonorte.2023.V.14.N.46.115.142

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