AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RESOLUÇÃO DO MODELO DIGITAL DE TERRENO NA MODELAGEM NUMÉRICA DE ESCORREGAMENTOS E FLUXO DE DETRITOS.

Evaluation of the influence of digital terrain model resolution on the numerical modeling of shallow landslides and debris flow.

Autores

  • Alessandro Gustavo Franck Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joana Souza de Gusmão Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Masato Kobiyama Instituto de Pesquisas Hidráulicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2021.V.12.N.40.01.23

Palavras-chave:

Kanako-2D, SHALSTAB, movimentos de massa

Resumo

Escorregamentos e fluxos de detritos no Brasil são fenômenos naturais desencadeados por eventos extremos de chuva. Ao longo das últimas décadas, um grande número de eventos de diferentes magnitudes vem sendo registrados em diferentes regiões do Brasil. Como uma importante medida preventiva, frequentemente são elaborados mapas de áreas suscetíveis a movimentos de massa. Modelos computacionais têm sido amplamente utilizados, e são desenvolvidos a partir de Modelos Digitais de Terreno (MDT). Desta forma o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da resolução de um MDT sobre o desempenho dos modelos SHALSTAB e Kanako-2D por meio da aplicação dos mesmos a um bairro no município de Igrejinha/RS. Foi utilizado um MDT de 2,5 m o qual foi posteriormente reamostrado para as resoluções de 5 m, 10 m, 25 m e 50 m. Os resultados demonstraram uma alta influência da resolução, principalmente em pequena escala de análise e para as resoluções de 25 m e 50 m. Também mostraram que para a escala utilizada no presente estudo, a resolução mínima de um MDT deve ser de 10 m.

Downloads

Publicado

2022-01-28 — Atualizado em 2022-03-03

Versões

Como Citar

Franck, A. G., Gusmão, J. S. de ., & Kobiyama, M. (2022). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RESOLUÇÃO DO MODELO DIGITAL DE TERRENO NA MODELAGEM NUMÉRICA DE ESCORREGAMENTOS E FLUXO DE DETRITOS.: Evaluation of the influence of digital terrain model resolution on the numerical modeling of shallow landslides and debris flow. REVISTA GEONORTE, 12(40), 1–23. https://doi.org/10.21170/geonorte.2021.V.12.N.40.01.23 (Original work published 28º de janeiro de 2022)

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)