AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA RESOLUÇÃO DO MODELO DIGITAL DE TERRENO NA MODELAGEM NUMÉRICA DE ESCORREGAMENTOS E FLUXO DE DETRITOS.
Evaluation of the influence of digital terrain model resolution on the numerical modeling of shallow landslides and debris flow.
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2021.V.12.N.40.01.23Palavras-chave:
Kanako-2D, SHALSTAB, movimentos de massaResumo
Escorregamentos e fluxos de detritos no Brasil são fenômenos naturais desencadeados por eventos extremos de chuva. Ao longo das últimas décadas, um grande número de eventos de diferentes magnitudes vem sendo registrados em diferentes regiões do Brasil. Como uma importante medida preventiva, frequentemente são elaborados mapas de áreas suscetíveis a movimentos de massa. Modelos computacionais têm sido amplamente utilizados, e são desenvolvidos a partir de Modelos Digitais de Terreno (MDT). Desta forma o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da resolução de um MDT sobre o desempenho dos modelos SHALSTAB e Kanako-2D por meio da aplicação dos mesmos a um bairro no município de Igrejinha/RS. Foi utilizado um MDT de 2,5 m o qual foi posteriormente reamostrado para as resoluções de 5 m, 10 m, 25 m e 50 m. Os resultados demonstraram uma alta influência da resolução, principalmente em pequena escala de análise e para as resoluções de 25 m e 50 m. Também mostraram que para a escala utilizada no presente estudo, a resolução mínima de um MDT deve ser de 10 m.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-03-03 (2)
- 2022-01-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).