EVOLUÇÃO DAS ÁREAS OCUPADAS PELA CANA-DE-AÇÚCAR E AS IMPLICAÇÃO NA REDE DE DRENAGEM DA BACIA DO RIBEIRÃO BONITO (SP)
Palabras clave:
Uso da Terra, Hidrografia.Resumen
A dinâmica de uso da terra desencadeia alterações nos elementos do sistema físico-ambiental, dentre eles os canais de drenagem, suscetíveis às intervenções desencadeadas pelo processo de ocupação. As transformações se intensificam quando o tipo de uso da terra envolve significativa mecanização e alteração estrutural da morfohidrografia – caso das lavouras de cana-de-açúcar. Assim, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as alterações espaciais na rede de drenagem, desencadeadas pela dinâmica de uso da terra na bacia hidrográfica do ribeirão Bonito (SP). Ênfase foi dada as alterações desencadeadas pela evolução espacial de lavouras de cana-de-açúcar no setor de média e baixa bacia. A metodologia envolveu: 1) a elaboração de mapas de uso da terra e da rede de drenagem em três cenários (1962, 1972 e 2007), 2) seleção de amostras circulares para a análise das alterações nas densidades de rios e de drenagem e 3) realização de trabalhos de campo. Os resultados apontaram para a redução das densidades de rios e de drenagem em função da ampliação das lavouras de cana-de-açúcar, que soterraram canais fluviais de primeira ordem e se expandiram sobre áreas de mata ciliar comprometendo o regime hidrológico da bacia hidrográfica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Heck Simon, A. L., & Lupinacci da Cunha, C. M. (2012). EVOLUÇÃO DAS ÁREAS OCUPADAS PELA CANA-DE-AÇÚCAR E AS IMPLICAÇÃO NA REDE DE DRENAGEM DA BACIA DO RIBEIRÃO BONITO (SP). REVISTA GEONORTE, 3(5), 434–443. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2095
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).