BACIA ESCOLA

UNIDADE IDEAL PARA A GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS

Autores/as

  • Masato Kobiyama Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS - Brasil.
  • Erika Gabriella Ruoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karla Campagnolo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-RS
  • Anderson Mululo Sato Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis
  • Marina Refatti Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Campo Zambrano Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.51.01.28

Palabras clave:

Educação, Ciência cidadã, Socio-hidrologia, Programa Nacional

Resumen

A crescente complexidade global exige uma gestão avançada de setores como recursos hídricos, desastres e meio ambiente, destacando abordagens baseadas em ciência, evidências, usabilidade e participação da comunidade local. Isso conecta fortemente ciência e comunidade, e ressalta a importância da ciência cidadã. Para implementar essa gestão integrada, o uso da bacia escola é essencial. Este estudo teve como objetivo desenvolver a aplicação prática da bacia escola, esclarecendo seus aspectos fundamentais por meio de análise histórica, definição do conceito, orientações para implementação, discussão da ciência cidadã e apresentação de dois estudos de caso no Brasil. A revisão bibliográfica identificou que o termo “bacia escola” foi utilizado pela primeira vez na década de 1960 no nordeste brasileiro, sendo considerado pioneiro no Brasil e no mundo. Com base nas análises, este trabalho define a bacia escola como uma bacia hidrográfica onde ocorrem monitoramento e diagnóstico em campo, utilizada para pesquisas científicas e atividades didáticas voltadas ao aprendizado de ciências, educação e formação intelectual dos cidadãos envolvidos. Devido à sua função social, a bacia escola se configura como uma unidade ideal para a hidrologia, especialmente a socio-hidrologia, promovendo a ciência cidadã e praticando a hidrossolidariedade na sociedade. Demonstrando a efetividade da bacia escola através de dois estudos de caso, este trabalho sugere a criação de um Programa Nacional de Bacias Escola no Brasil.

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Biografía del autor/a

Erika Gabriella Ruoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna de graduação em geografia da UFRGS.

Karla Campagnolo , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-RS

Engenheira Florestal. Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Professor no SENAC.

Marina Refatti Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheira Ambiental. Doutorando no Programa de Pos-Graduação em Recursos Hidricos e Saenamento Ambiental da UFRGS.

Fernando Campo Zambrano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheiro Ambiental. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da UFRGS.

Publicado

2024-10-17

Cómo citar

Kobiyama, M., Ruoso, E. G., Campagnolo , K., Sato, A. M., Fagundes, M. R., & Zambrano, F. C. (2024). BACIA ESCOLA: UNIDADE IDEAL PARA A GESTÃO INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS. REVISTA GEONORTE, 15(51). https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.51.01.28

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