CONDICIONANTES MORFOMÉTRICOS PARA O SURGIMENTO DE CANELURAS E ESCAMAMENTOS EM VOÇOROCAS
Palabras clave:
Canelura, escamamento, voçoroca, escoamentosResumen
O presente artigo tem como objetivo central identificar e discutir as influências dos condicionantes morfométricos (comprimento e profundidade) e de declividade da parede de voçorocas o surgimento de caneluras e escamamentos no interior destas. A compreensão da gênese dessas feições reveste-se de importância pois fornece elementos para o entendimento dos mecanismos atuantes no interior das voçorocas, além de sinalizarem para o estágio de evolução dessas incisões. Os resultados permitem afirmar que as caneluras estão associadas aos fluxos superficiais concentrados nas microcabeceiras de drenagem, localizadas na borda da voçoroca possibilitando a convergência de águas para o interior da incisão na forma de fluxo de adesão e/ou em cascata. Por outro lado, os escamamentos estão associados a ação de fluxos superficiais difusos que convergem para o interior (parede) da voçoroca com energia cinética reduzida, se comparada aos que ocorrem nas caneluras.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-01
Cómo citar
Vieira, A. F. G., Molinari, D. C., Dirane, A. C. M., & Donald, A. R. (2011). CONDICIONANTES MORFOMÉTRICOS PARA O SURGIMENTO DE CANELURAS E ESCAMAMENTOS EM VOÇOROCAS. REVISTA GEONORTE, 2(2), 79–92. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1123
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).