Alguns apontamentos das práticas espaciais ao longo da BR-163 (Santarém-Cuiabá)

Autores

  • Thiago Oliveira Neto Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
  • Ricardo José Batista Nogueira UFAM

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.31.51

Palavras-chave:

rodovia, práticas espaciais, porto.

Resumo

Os projetos do governo federal para a Amazônia no século XXI, no que tange à infraestrutura física de circulação, almejam a conclusão de objetos geográficos construídos e que não oferecem condições satisfatórias de trafegabilidade contínua. Uma das questões atuais envolvendo esses objetos é a pavimentação da rodovia BR-163, entre as cidades de Santarém (PA) e Cuiabá (MT). A implantação e o desenvolvimento desses projetos altera substancialmente o espaço geográfico em decorrência da construção de outros objetos associados à rodovia, que vão propiciar fluxos de veículos transportadores de grãos do centro-oeste e norte do Brasil via rio Amazonas, estabelecendo a realização de práticas espaciais pelas corporações nacionais e internacionais que estão inserindo na rota da rodovia um complexo de portos graneleiros.

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Biografia do Autor

Thiago Oliveira Neto, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Mestrando em Geografia pela mesma universidade e bolsista CAPES.

Ricardo José Batista Nogueira, UFAM

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. 

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Publicado

2017-05-15

Como Citar

Oliveira Neto, T., & Batista Nogueira, R. J. (2017). Alguns apontamentos das práticas espaciais ao longo da BR-163 (Santarém-Cuiabá). REVISTA GEONORTE, 8(28), 31–50. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.31.51

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