Concepções teóricas sobre a fronteira nacional

Autores

  • Lenivaldo Carvalho Marques Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
  • Ricardo José Batista Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.77.97

Palavras-chave:

Fronteira nacional, Estado-nação, soberania

Resumo

As fronteiras externas sempre se constituirão na principal referência para o Estado nacional. Políticas específicas para seus limites territoriais tem sido adotadas nos últimos anos ao redor do globo, com o intuito de assegurar a soberania perante o Estado lindeiro. A temática sobre fronteiras tem voltado ao centro das discussões de pesquisadores e governos, uma vez que novas tensões e conflitos fronteiriços tem sido percebidos nos últimos anos. Entretanto, se faz necessário compreender como surgiu e se consolidou a fronteira nacional, concomitante ao surgimento do Estado Nacional Moderno.  O objetivo deste artigo é compreender o processo de formação das fronteiras nacionais modernas, constituídas a partir do século XVII, com conceitos caros a Geografia, como Estado-nação e soberania. Justifica-se tal artigo por se entender que se faz necessário aprofundamento teórico das fontes históricas clássicas, que tratam da temática estatal, relacionando-as com autores contemporâneos, para servir como base para subsídios que levem a compreender os fenômenos fronteiriços que ora estão ocorrendo no mundo.

 

Biografia do Autor

Lenivaldo Carvalho Marques, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Discente de Pós Graduação a nível do Programa de Pós-Graduação de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, bolsista CAPES.

Ricardo José Batista Nogueira

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Downloads

Publicado

2017-05-15

Como Citar

Carvalho Marques, L., & Batista Nogueira, R. J. (2017). Concepções teóricas sobre a fronteira nacional. REVISTA GEONORTE, 8(28), 77–97. https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28.77.97