A PESCA DOS EMBARCADOS EM MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2024.V.15.N.50.329.338Palavras-chave:
Pesca; produção; Amazônia.Resumo
Analisa alguns problemas relacionados com a pesca comercial na Bacia Amazônica: Estuda as mudanças provocadas pela introdução de barcos a motor, os intermediários que atuam como ponto de ligação entre a produção e o consumo, a forma de remuneração de trabalho e a possibilidade de que o estoque de peixe se esgote. Os estudos foram realizados na cidade de Manaus por seu alto consumo de peixe.
Downloads
Referências
DIEGUES, Antonio Carlos (1983) Pescadores, Camponeses e Trabalhadores do mar. São Paulo: Ed. Ática, (coleção Ensaios, n° 94).
FALABELA, Pedro (1985) A pesca no Amazonas: problemas e soluções. Manaus: setor gráfico universitário.
MALDONADO, Simone (1986) Pescadores do Mar. São Paulo: Ed. Ática (Série princípios).
MASULO, Manuel, NOGUEIRA, Ricardo (1991) O defeso e a conscientização do setor pesqueiro. Jornal A Crítica, 15.11.91. Manaus - Am.
MELLO, Alex F. (1985) A pesca sob o Capital: a tecnologia a serviço da dominação. Belém: UFPa
SALATI, Eneas et ali (1983) Amazônia: Desenvolvimento, Integração e Ecologia. São Paulo: Ed. Brasiliense/CNPg.
SANTOS, Milton (1980) Por uma Geografia Nova. 2. ed. São Paulo; Ed. Hucitec.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA GEONORTE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).