RESENHA: ATLAS DO BRASIL: DISPARIDADES E DINÂMICAS DO TERRITÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.37.42Palavras-chave:
Atlas, Brasil, mapasResumo
A terceira edição do Atlas do Brasil de autoria de Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry, permite visualizar o território brasileiro e suas dinâmicas e disparidades existentes nesse país continental. Essa edição faz um balanço analítico e reflexivo sobre as mudanças no território brasileiro nos últimos 10 anos, fornecendo aos leitores um conjunto de informações textuais e visuais dessas dinâmicas que estão atreladas às políticas públicas que foram sendo realizadas paulatinamente pelo governo federal, seja com objetivo de reduzir as desigualdades sociais e regionais ou ampliar as infraestruturas existentes e, obviamente, as dinâmicas econômicas internas do país. No livro apresentam-se alguns indicadores que apontam avanços e retrocessos entre os dados tabulados e publicados na primeira edição do Atlas em 2005.
Downloads
Referências
THÉRY, Hervé; MELLO-THÉRY, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. 3ª edição. São Paulo: EDUSP, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).