VULNERABILIDADE SOCIOECOLÓGICA EM MANAUS SOCIOECOLOGICAL VULNERABILITY IN MANAUS

  • Tatiana Schor UFAM
  • José Antônio Alves-Gomes UFAM
Palavras-chave: Índice de vulnerabilidade ambiental (IVA), Socioecologia, Geografia Urbana, ensino de geografia, Manaus.

Resumo

A partir de informações e parâmetros disponíveis no Atlas de Desenvolvimento Humano de Manaus, este artigo propõe e justifica a criação de um “indicador de vulnerabilidade ambiental” (IVA), como uma forma objetiva de se ordenar as Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) quanto às suas tendências relacionais com o meio ambiente. A partir da aplicação dos valores do IVA calculados para todas as UDHs de Manaus é possível um novo ranqueamento destas unidades. A interpretação e análise do IVA embasam a discussão sobre como esta nova possibilidade de recorte e re-classificação das UDHs pode ajudar a subsidiar políticas sócio-ecológicas. O procedimento metodológico do cálculo é efetuado de maneira simples para que o mesmo possa servir de base de exercício a ser utilizado em sala de aula, pois entende-se o IVA como um importante instrumento de debate crítico com relação a geografia urbana e como tal poderá ser utilizado em outras cidades que tenham disponíveis os dados no formato do Atlas. Assim sendo este estudo contribuí ao mesmo tempo com o debate socioecológico urbano e com o ensino de geografia.

Biografia do Autor

Tatiana Schor, UFAM
UFAM
Publicado
2011-12-01
Como Citar
Schor, T., & Alves-Gomes, J. A. (2011). VULNERABILIDADE SOCIOECOLÓGICA EM MANAUS SOCIOECOLOGICAL VULNERABILITY IN MANAUS. REVISTA GEONORTE, 2(2), 57 - 78. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1122
Seção
Artigos