VULNERABILIDADE SOCIOECOLÓGICA EM MANAUS SOCIOECOLOGICAL VULNERABILITY IN MANAUS
Keywords:
Índice de vulnerabilidade ambiental (IVA), Socioecologia, Geografia Urbana, ensino de geografia, Manaus.Abstract
A partir de informações e parâmetros disponíveis no Atlas de Desenvolvimento Humano de Manaus, este artigo propõe e justifica a criação de um “indicador de vulnerabilidade ambiental” (IVA), como uma forma objetiva de se ordenar as Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) quanto às suas tendências relacionais com o meio ambiente. A partir da aplicação dos valores do IVA calculados para todas as UDHs de Manaus é possível um novo ranqueamento destas unidades. A interpretação e análise do IVA embasam a discussão sobre como esta nova possibilidade de recorte e re-classificação das UDHs pode ajudar a subsidiar políticas sócio-ecológicas. O procedimento metodológico do cálculo é efetuado de maneira simples para que o mesmo possa servir de base de exercício a ser utilizado em sala de aula, pois entende-se o IVA como um importante instrumento de debate crítico com relação a geografia urbana e como tal poderá ser utilizado em outras cidades que tenham disponíveis os dados no formato do Atlas. Assim sendo este estudo contribuí ao mesmo tempo com o debate socioecológico urbano e com o ensino de geografia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-01
How to Cite
Schor, T., & Alves-Gomes, J. A. (2011). VULNERABILIDADE SOCIOECOLÓGICA EM MANAUS SOCIOECOLOGICAL VULNERABILITY IN MANAUS. REVISTA GEONORTE, 2(2), 57–78. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1122
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).