ASPECTOS CLIMATICOS E OCORRÊNCIA DE CASOS DE DENGUE EM JATAÍ- GO
Resumen
As áreas urbanas são capazes de provocar impactos sobre o clima local, contribuindo de formanegativa ou positiva para a qualidade ambiental da população. Assim os elementos climáticos podemafetar a sobrevivência e reprodução de agentes patogênicos, principalmente de mosquitostransmissores da malária e da dengue. As transformações recentes podem estar causando alterações nohabitat do mosquito no município de Jataí. O objetivo do trabalho foi analisar a precipitação pluvial ea temperatura do ar em relação ao número de casos de dengue em 2011, na cidade de Jataí - GO. Apesquisa utilizou os Termohigrômetro- HT4000 para coletar a temperatura do ar e pluviômetros paracoletar as chuvas. Há impactos na saúde causados pelos fenômenos climáticos, sendo eles diretos ouindiretos, como exemplo, nas localidades que tiveram os maiores casos de dengue, a Vila Olavo e VilaFátima, também ocorreram os maiores valores pluviométricos 363,4 mm. O Centro, no mês de abrilapresentou o maior número de casos (9 casos), pois teve a maior temperatura média do mês (25,9°C),sendo que temperatura entre 20,0ºC a 46,0ºC, são ideais para procriação da dengue (COSTA, 2001).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-12
Cómo citar
Rodrigues Rocha, J. R., & Fátima Mariano, Z. de. (2012). ASPECTOS CLIMATICOS E OCORRÊNCIA DE CASOS DE DENGUE EM JATAÍ- GO. REVISTA GEONORTE, 3(5), 757 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2130
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).