EMANCIPAÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL: PROGNÓSTICO SOBRE A CONTINUIDADE DA COMPARTIMENTAÇÃO DO ESPAÇO EM NOVOS MUNICIPIOS
Palabras clave:
criação de municípios, divisão territorial, compartimentação do espaço, emancipação municipal.Resumen
Entre os anos de 1980 e 2000 a criação de municípios se intensificou no Brasil, reconfigurando o território nacional com o surgimento de novas unidades políticas locais. A regulamentação para criação de municípios estabelece critérios desiguais para emancipação das localidades e não há concordância do que se deve exigir para novas emancipações, deixando claro que não há uma nítida compreensão sobre este processo. Este trabalho procura comparar dados das vilas (sede de distritos) com a legislação em nível estadual e nacional, sobre criação de municípios, para fins de elaborar um prognóstico sobre novas emancipações municipais em território brasileiro.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-07-10
Cómo citar
Cachatori, T. L., & Cigolini, A. A. (2013). EMANCIPAÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL: PROGNÓSTICO SOBRE A CONTINUIDADE DA COMPARTIMENTAÇÃO DO ESPAÇO EM NOVOS MUNICIPIOS. REVISTA GEONORTE, 4(12), 730–747. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1202
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).