RELAÇÃO ENTRE DESASTRES NATURAIS E FLORESTA
Palabras clave:
bacia-escola, hidrologia florestal, desastres hidrológicosResumen
Os desastres naturais são sérios distúrbios desencadeados por perigos naturais que causam perdas socioambientais e podem ser classificados em diversos grupos (geofísico, hidrológicos, meteorológicos, etc.) e tipos (terremoto, tsunami, escorregamento, inundação, incêndio, etc.). Os registros destes desastres demonstram que os hidrológicos ocorrem com maior frequência no mundo. Os desastres podem ocorrer em qualquer lugar do planeta, ou seja, não apenas em ambientes urbanizados, mas também em ecossistemas florestais. Os principais componentes deste ecossistema são árvores (copa + tronco + raiz), arbustos, faunas, solos florestais, entre outros. Dependendo dos componentes de uma floresta e também das condições destes componentes, a mesma pode exercer efeitos positivos e/ou negativos para cada tipo de desastre. Para inserir a floresta como um elemento primordial no gerenciamento de desastres naturais, é necessário compreender melhor as suas funções. Uma das ações relevantes e urgentes para atender esta necessidade deve ser a implementação de rede de bacias-escola, pois, por meio dela, a comunidade aumentará o conhecimento sobre hidrologia florestal que por sua vez procura entender quais as relações entre a floresta e a água que contribuem para desencadear os desastres hidrológicos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-12-01
Cómo citar
Kobiyama, M., Michel, G. P., & Goerl, R. F. (2012). RELAÇÃO ENTRE DESASTRES NATURAIS E FLORESTA. REVISTA GEONORTE, 3(10), 17–48. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1128
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).