MODELOS REDUZIDOS APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: A FORMAÇÃO DE DOLINAS E A EVOLUÇÃO DO RELEVO CÁRSTICO
Analogue models applied to geography teaching: the sinkhole formation and the evolution of the karst relief
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.38.01.17Palavras-chave:
Dolinas, Modelos Reduzidos, Carste, Ensino-AprendizagemResumo
O presente estudo constituiu simulações da formação de dolinas por meio de modelos reduzidos analógicos e buscou-se contribuir no processo de ensino-aprendizagem da educação geográfica. O trabalho foi realizado usando uma caixa de madeira, adaptada com um reservatório que servira de recarga ao sistema e de um espaço destinado à superposição dos estratos sedimentares. Ao todo foram feitos 4 ensaios, que possibilitaram interpretações analíticas e didáticas. Os dois primeiros, pela natureza mais estocástica, instigam a realização de estudos futuros. Os dois últimos apresentaram feições doliniformes, tendo o terceiro chegado mais próximo do cenário natural. Por outro lado, o quarto ensaio mostrou-se mais didático. Tal ensaio foi feito com condições controladas, podendo contribuir mais para a educação geográfica nos anos iniciais, diferentemente do terceiro, propício ao ensino superior.
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