O CONSUMISMO E A QUESTÃO AMBIENTAL NUMA ABORDAGEM DA COMPLEXIDADE E DA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA
Keywords:
Consumismo, Complexidade Ambiental, Geografia.Abstract
Este artigo discute o consumismo como questão ambiental de fundamental importância para oentendimento da relação homem-natureza, contextualizando – o com a geografia e a complexidadeambiental, apresentando esta problematização como proposta de paradigma a ser rompido e superado,mediante as imposições da Ciência Moderna. Reflete como o capitalismo influencia no consumismo ecomo os seres humanos são influenciáveis pelas mídias e propagandas de vendas de produtos, convergindopara a compra sem a real necessidade, gerando resíduos que ocupam cada vez mais espaços na superfícieterrestre, isso sem contar com a escassez e os limites dos recursos naturais na produção dessas mercadorias.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-16
How to Cite
Nascimento da Silva, K., & Conceição Santos, E. da. (2012). O CONSUMISMO E A QUESTÃO AMBIENTAL NUMA ABORDAGEM DA COMPLEXIDADE E DA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA. REVISTA GEONORTE, 3(6), 230–239. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1939
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).