MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO CENÁRIO AMAZÔNICO: AÇÕES DA CONFEDERAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DA BOLÍVIA.
Keywords:
CIDOB, Bolívia, Amazônia, movimentos socioambientais, gestão dos recursos naturais.Abstract
Fornecer elementos para a análise da formação e da atuação de movimentos socioambientais e repensar as formas de gestão dos recursos naturais e os conflitos decorrentes que estão em andamento são justificativas para esse estudo. Pretende-se, assim, oferecer elementos que possam tanto contribuir com estudos de modelos de gestão de recursos naturais quanto subsidiar políticas de promoção do desenvolvimento sustentável regional. Dessa maneira, à luz dos conceitos desenvolvimento sustentável e racionalidade ambiental, verificou-se a atuação do movimento socioambiental Confederación de Pueblos Indígenas de Bolivia-CIDOB, e sua influência sobre práticas sociais relacionadas à conservação e sustentabilidade dos recursos naturais. Para tanto, utilizou-se como metodologia de trabalho análise de bibliografia sobre o tema e documentos produzidos pela CIDOB, muitos deles acessados eletronicamente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-07-10
How to Cite
Ziglio, L., & Comegna, M. A. (2013). MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO CENÁRIO AMAZÔNICO: AÇÕES DA CONFEDERAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DA BOLÍVIA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 487–502. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1185
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).