MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO CENÁRIO AMAZÔNICO: AÇÕES DA CONFEDERAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DA BOLÍVIA.

Autores

  • Luciana Ziglio
  • Maria Angela Comegna

Palavras-chave:

CIDOB, Bolívia, Amazônia, movimentos socioambientais, gestão dos recursos naturais.

Resumo

Fornecer elementos para a análise da formação e da atuação de movimentos socioambientais e repensar as formas de gestão dos recursos naturais e os conflitos decorrentes que estão em andamento são justificativas para esse estudo. Pretende-se, assim, oferecer elementos que possam tanto contribuir com estudos de modelos de gestão de recursos naturais quanto subsidiar políticas de promoção do desenvolvimento sustentável regional. Dessa maneira, à luz dos conceitos desenvolvimento sustentável e racionalidade ambiental, verificou-se a atuação do movimento socioambiental Confederación de Pueblos Indígenas de Bolivia-CIDOB, e sua influência sobre práticas sociais relacionadas à conservação e sustentabilidade dos recursos naturais. Para tanto, utilizou-se como metodologia de trabalho análise de bibliografia sobre o tema e documentos produzidos pela CIDOB, muitos deles acessados eletronicamente.

Biografia do Autor

Luciana Ziglio

USP

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Ziglio, L., & Comegna, M. A. (2013). MOVIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS NA GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO CENÁRIO AMAZÔNICO: AÇÕES DA CONFEDERAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DA BOLÍVIA. REVISTA GEONORTE, 4(12), 487–502. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1185

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.