CONSIDERAÇÕES SOBRE A GEOMORFOLOGIA DAS ENCOSTAS COM VISTAS AOS PROBLEMAS DA OCUPAÇÃO NÃO PLANEJADA: UM ESTUDO DE CASO DO MORRO DA BELTRÃO, EM NITERÓI (RJ).

  • L. de Oliveira Ferraro Mello
  • M. Lemos Amorim de Cerqueda
  • B. de Lima Neves
Palavras-chave: Encostas, Niterói, Defesa Civil

Resumo

Este trabalho destina-se a expor observações feitas acerca das dinâmicas relacionadas às encostas, tomando como objeto a comunidade Beltrão, do município de Niterói. O mesmo já foi afetado por desastres ligados a movimentos de massa de pequenas a grandes proporções, frutos da falta de um planejamento urbano eficiente, tendo em vista que a geomorfologia local favorece a ocupação de encostas. Para tal, abordaremos a temática a partir da análise de dados produzidos pela Defesa Civil municipal.

Biografia do Autor

L. de Oliveira Ferraro Mello
UFAM
Publicado
2014-12-17
Como Citar
de Oliveira Ferraro Mello, L., Lemos Amorim de Cerqueda, M., & de Lima Neves, B. (2014). CONSIDERAÇÕES SOBRE A GEOMORFOLOGIA DAS ENCOSTAS COM VISTAS AOS PROBLEMAS DA OCUPAÇÃO NÃO PLANEJADA: UM ESTUDO DE CASO DO MORRO DA BELTRÃO, EM NITERÓI (RJ). REVISTA GEONORTE, 5(14), 67 - 73. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1278