GEOMORFOLOGIA E GEOCRONOLOGIA DE DEPÓSITOS ALUVIONARES DO BAIXO RIO BRANCO - NORTE DA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
GeomorfologiaResumo
Este trabalho analisou a evolução do rio Branco baseado na caracterização dos depósitos aluvionares em seu baixo curso, integrando dados geomorfológicos, geocronológicos e sedimentológicos. Três unidades foram mapeadas e datadas por carbono-14 e LOE. Foi constatado que as idades variaram de 15.500 anos AP ao atual. Caso tenha ocorrido uma captura da drenagem rio Branco para a bacia dos rios Negro/Amazonas, como sugerido na literatura, tal evento pode ter ocorrido há somente 15.500 anos AP.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Cremon, ., Rossetti, D., & Sawakuchi, A. (2014). GEOMORFOLOGIA E GEOCRONOLOGIA DE DEPÓSITOS ALUVIONARES DO BAIXO RIO BRANCO - NORTE DA AMAZÔNIA. REVISTA GEONORTE, 5(17), 73–78. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1422
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).