RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVENCIANDO NOVOS DESAFIOS ATRAVÉS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palabras clave:
Escola, Observação, Adaptação, Experiência, RegênciaResumen
O presente relato tem o propósito de expor as experiências vivenciadas na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, localizada no município de Coari – Amazonas. A realização das atividades ocorreram durante o período de 60 horas distribuídas no segundo semestre de 2018, referente ao programa Residência Pedagógica. As atividades aconteceram a partir de observações sobre a estrutura física, ambiental e funcional da escola, visando ainda demonstrar o processo de adaptação de nós residentes com o ambiente, gestora da instituição, professores, alunos e servidores de forma geral. Após o período de observação da escola, fez-se a regência em sala de aula, no primeiro semestre de 2019/1 onde nós residentes ministramos aulas para cinco turmas do Ensino Fundamental e isso se deu sob orientação da professora preceptora do Programa Residência Pedagógica. O relato de experiência traz descrições das ações realizadas na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, além de reflexões sobre as metodologias e práticas utilizadas em sala de aula e em todo ambiente escolar durante os semestres referente a realização das atividades.
Descargas
Citas
ALTHAUS, M. T. M. Didática: da análise de suas contribuições nos cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa à análise de suas repercussões na prática pedagógica do professor de escola pública. Dissertação (Mestrado). UEPG. 1997. 140 p.
SANTOS, Josiane Soares. O lúdico na Educação Infantil. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4, 2012. Anais... Campina Grande: realize editora, 2012. p. 1-16.
GODOY, M. A. B.; SOARES, S. T.. Estágio e sua relação com a pesquisa. In:_____. Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia: Unicentro Paraná. 2014.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1971.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).