Óleo essencial e caracterização fitoquímica de casca de abiu (Pouteria caimito (Ruiz et Pavon) Radlk., Sapotaceae) para uso biotecnológico
Resumo
Os frutos desempenham um papel importante na alimentação, pois neles estão presentes minerais (potássio, zinco, cálcio, etc.), vitaminas e diversos micronutrientes. O abiu é uma planta da família Sapotaceae, originária da região amazônica, nos limites do Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. Esse trabalho tem como objetivo descrever a composição do óleo essencial e dos extratos extraídos da casca do abiu para avaliar seu potencial biológico. Na extração do óleo essencial, foi pesado 50g de material vegetal para 500 mL de água destilada, que foi o solvente usado na extração, em uma proporção de 1:10 submetidas à hidrodestilação por um período de 3h, utilizando aparelho de Clevenger. A obtenção dos extratos foi realizada por maceração, respeitando a regra de polaridade das moléculas, onde semelhante dissolve semelhante. Foram feitas em triplicata, no período de 48h, em uma proporção de 1:2. Esses extratos, após secos, foram calculados seu rendimento e, em seguida, foram submetidos a análise por cromatografia em camada delgada (CCD) e teste qualitativo de fenóis e flavonoides. O teste de fenóis demonstrou resultado positivo. O perfil cromatográfico se mostrou mais eficiente na proporção hexano/acetato (8:2 v/v), as placas foram visualizadas em UV (366 e 264 nm) e reveladas com vanilina sulfúrica. Os resultados obtidos com o extrato da casca do abiu foram satisfatórios e abrem perspectivas para a continuação de pesquisas com essa matéria prima, agregando valor a esse resíduo e tendo em vista o uso sustentável de produtos amazônicos nas indústrias cosméticas e farmacêuticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).