Óleo essencial e caracterização fitoquímica de casca de abiu (Pouteria caimito (Ruiz et Pavon) Radlk., Sapotaceae) para uso biotecnológico

Autores

  • Ruan Ramos Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Carlos Victor Lamarão Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Manaus, Manaus – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

Os frutos desempenham um papel importante na alimentação, pois neles estão presentes minerais (potássio, zinco, cálcio, etc.), vitaminas e diversos micronutrientes. O abiu é uma planta da família Sapotaceae, originária da região amazônica, nos limites do Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. Esse trabalho tem como objetivo descrever a composição do óleo essencial e dos extratos extraídos da casca do abiu para avaliar seu potencial biológico. Na extração do óleo essencial, foi pesado 50g de material vegetal para 500 mL de água destilada, que foi o solvente usado na extração, em uma proporção de 1:10 submetidas à hidrodestilação por um período de 3h, utilizando aparelho de Clevenger. A obtenção dos extratos foi realizada por maceração, respeitando a regra de polaridade das moléculas, onde semelhante dissolve semelhante. Foram feitas em triplicata, no período de 48h, em uma proporção de 1:2. Esses extratos, após secos, foram calculados seu rendimento e, em seguida, foram submetidos a análise por cromatografia em camada delgada (CCD) e teste qualitativo de fenóis e flavonoides. O teste de fenóis demonstrou resultado positivo. O perfil cromatográfico se mostrou mais eficiente na proporção hexano/acetato (8:2 v/v), as placas foram visualizadas em UV (366 e 264 nm) e reveladas com vanilina sulfúrica. Os resultados obtidos com o extrato da casca do abiu foram satisfatórios e abrem perspectivas para a continuação de pesquisas com essa matéria prima, agregando valor a esse resíduo e tendo em vista o uso sustentável de produtos amazônicos nas indústrias cosméticas e farmacêuticas.

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

SOUZA, R. R.; LAMARÃO, C. V.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Óleo essencial e caracterização fitoquímica de casca de abiu (Pouteria caimito (Ruiz et Pavon) Radlk., Sapotaceae) para uso biotecnológico. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5588. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>