Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submissão o Autor deverá enviar o documento via sistema SEER/OJS, por meio de login e senha, disponívies na própria página da revista.
  • A contribuição é completa, original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
    O manuscrito a ser submetido, em qualquer uma das categorias descritas, deve conter resultados completos que não tenham sido publicados de forma completa em qualquer outro meio gráfico ou eletrônico. Poderá ser aceito o manuscrito completo em que os resultados parciais tenham sido apresentados como resumo simples em eventos técnicos ou científicos na forma de painel ou oralmente e que tenham sido publicados somente como resumos em anais desses eventos.
    O mesmo manuscrito submetido, ou aceito (ou outro que contenha os mesmos dados originais) não poderá ser submetido simultaneamente nem posteriormente ao aceite, deste, a outro(s) periódico(s) de qualquer natureza, sob pena de incorrer em ilícito civil e penal perante a lei no 9.610/98 (lei do direito autoral).

  • Os autores devem assegurar que os resultados publicados são confiáveis e obtidos de maneira real e honesta, estando de acordo com as Diretrizes do Comitê Ético de Publicaçoes (COPE - https://publicationethics.org/files/retraction%20guidelines.pdf). No caso do descobrimento de um erro significativo em seu trabalho, os autores devem comunicar prontamente equipe editorial e prestar auxílio na retratação ou correção do artigo.
  • Os autores tem como responsabilidade manter registros e dados relativos aos manuscritos submetidos e deixá-los acessíveis, quando requisitados, se oportuno;
  • Subentende-se que o autor correspondente é o responsável pela criação e correções do conteúdo intelectual ou artístico, assim como por sua submissão, tendo o consentimento de todos os coautores para o envio do trabalho.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • A revista RESBAM tem a autorização dos autores para disponibilizar gratuitamente a(s)obra(s) aceitas e publicadas pela revista.
  • Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação revisada.

    Os autores se comprometem que o manuscrito não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado em outro periódico, assumindo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre os autores do manuscrito eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
  • Os autores afirmam que os trabalhos submetidos na RESBAM não apresentam conflito de interesse e se comprometem a revelar no próprio manuscrito qualquer tipo conflito, que possa influenciar os resultados ou a interpretação deles. Todas as fontes de suporte financeiro devem ser reveladas, incluindo bolsas e auxílios.

Diretrizes para Autores

A Revista RESBAM recebe manuscritos nas seguintes categorias:

  • Artigo Científico: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados, explicitando objetivos e questões de investigação e dialogue com a produção bibliográfica, trazendo contribuições pertinentes nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 15 a 20.
  • Relato de Experiência: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta relatos de experiências, com dados descritivos e comentados decorrentes de projetos, programas de intervenção e/ou ações de extensão universitária, com explicitação de atividades, apresentando análise conceitual, procedimentos metodológicos e/ou de estratégias de intervenção, devendo apresentar discussão e resultado da experiência vivenciada nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 12 a 15.
  • Estudo de Caso: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que investiga fenômenos contemporâneos dentro de um contexto real, utilizado especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto são pouco evidentes. Um estudo que tem o objetivo de explorar, descrever e explicar o evento ou fornecer uma compreensão profunda do fenômeno sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade, empiricamente verificáveis, que permita um conhecimento amplo e detalhado que seja representativo de seu universo experimental e em um determinado tempo, cuja publicação imediata é justificada e de mérito científico, nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Requer do pesquisador cuidados com o desenho do protocolo, explicando os procedimentos formais e reconhecendo pontos fortes e limitações do estudo. Limite de páginas: 08 a 10.
  • Nota Científica ou Técnica: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta uma breve descrição na comunicação e publicação de dados científicos discutidos (Nota científica) ou a descrição de métodos, validação de métodos, descrição ou aprimoramento de técnicas, insturmentações, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos (Nota científica), cuja publicação imediata é justificada e de mérito científico, por se tratar de fato inédito de importância, porém com abordagem menos aprofundada para representar um artigo científico nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 08 a 10.
  • Eventos Científicos: parte de um sistema de publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta um conjunto de trabalhos apresentados em eventos científicos promovidos (preferencialmente pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas). Limite de páginas:  50 até 150 resumos inscritos.

Processo de Avalição da RESBAM

1- Todos os manuscritos submetidos passarão pelo filtro editorial de entrada e serão distribuidos e avaliados às cegas por, no mínimo, dois pareceristas, que terão suas identidades no anonimato, seguindo o sistema de avaliação duplo-cega (Double-Blind Peer Review), A avaliação efetuada terá como base um roteiro analítico e/ou sistema de comentários no texto.

2- O tempo médio para todo o processo de avalição é de sete à oito semanas.

3- A partir da avalição dos pareceristas e dos editores a RESBAM poderá:

- Aceitar o manuscrito submetido;

- Pedir Correções Obrigatórias: o trabalho está aceito, mas necessita de alguns ajustes e correções, que serão enviadas para o autor e retornadas para o parecerista e editores para conferência. Será dado o prazo de até 30 dias para as correções e comentários sugeridos pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. As modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores.

- Submeter novamente para avaliação: o trabalho passará por um novo processo de submissão e avaliação na RESBAM.

- Rejeitar: o trabalho não será publicado na RESBAM;

- Submeter a outra revista: quando a equipe editorial acreditar que o referido manuscrito não comtempla o escopo da revista.

  • Em caso de discordância de alguma revisão, o Autor deve justificar seus argumentos em um novo documento de texto enviado via sistema da RESBAM. A partir disso, será dado um novo parecer sobre o manuscrito, podendo ser aceito ou rejeitado.
  • Em situações que o autor extrapole o prazo máximo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.

4- A revisão final do artigo é de responsabilidade dos autores.

5- Poderá ser enviada uma cópia da versão final para que os autores confiram o formato final, dentro de até uma semana de prazo.

 

Maiores informações instruções acesse:

Normas Gerais de Fomatação_RESBAM

Política de Seção e Processo Editorial_RESBAM

Modelo de Manuscrito RESBAM

Estudo de Caso

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.