Produção de sabão a partir de óleo saturado com princípio ativo do óleo do coco aplicados ao ensino de química
Resumo
A parte experimental da química desperta o interesse dos alunos pela disciplina. Sendo assim, foi posta em pratica os conhecimentos tradicionais da produção de óleo de coco com os alunos do IFAM, visando o ensino-aprendizagem da química no cotidiano dos mesmos. O objetivo deste trabalho foi realizar um experimento com os alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) relacionando a reação de saponificação e os conhecimentos tradicionais. Ao iniciar, foi realizado uma explanação teórica sobre os princípios básicos da saponificação, explicando a reação da mesma. Em seguida, foi mostrado o procedimento para os alunos. Os mesmos tiveram que preparar uma solução de 9:1 de óleo saturado com o óleo de coco e, em seguida, adicionar 20mL de NAOH a 40% e mexer até que a solução criasse consistência. Após, foi adicionado 10mL de ácido acético para a neutralização do pH e mais 5mL de etanol. Aqueceu-se a mistura por 10 minutos na chapa aquecedora. Em seguida foi resfriado toda a mistura, e adicionado uma solução pronta de NaCl e mexeu-se bruscamente até que formasse uma pasta na superfície da mistura. Em seguida, tal mistura foi filtrada e armazenada. Todos os grupos conseguiram produzir o sabão seguindo as orientações dos acadêmicos. Dois grupos tiveram pouca consistência em seu sabão por motivos que a solução preparada não foi mexida de acordo com o proposto. Esta atividade serviu para que pudéssemos observar de forma participativa como é a realidade de um professor em meio às dificuldades encontradas na profissão. O experimento de saponificação foi um sucesso e o mesmo conseguiu despertar o interesse dos alunos pela prática de química e serviu como aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos pelos processos experimentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).