RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DE VIVÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Ensino de Química, DocênciaResumo
A Residência Pedagógica em Química faz parte de um programa federal voltado para formação inicial na área específica de professores para o Ensino Básico, que tem como órgão financiador a CAPES, e vem sendo desenvolvido em escola pública, oportunizando ao acadêmico conhecer e vivenciar aspectos físicos e pedagógicos pertinentes ao ambiente de trabalho do professor. A Residência Pedagógica visa acompanhar as ações pedagógicas de um profissional habilitado, bem como levar o acadêmico a observar, planejar e intervir na realidade. Dessa forma, o programa tem como proposta desenvolver conhecimentos referentes a uma atividade prática pré-profissional, em que na sala de aula, por meio de atividades de residência, o residente deve refletir conhecimentos teóricos e práticos do Ensino de Química. No primeiro momento, realizou-se a observação e a caracterização do ambiente escolar, com o objetivo de conhecer o ambiente escolar para desenvolver a próxima etapa da Residência Pedagógica - a regência. Através da divulgação das experiências da residência estabelece-se um momento para reflexões e discussões com a intenção de que sejam formados profissionais capacitados e comprometidos com a educação. Diante do exposto, é notório a importância do projeto e das atividades de observação e regência. Elas possibilitaram aos acadêmicos repensarem a prática docente na sua totalidade. A empatia que profissional docente deve ter diante das dificuldades cotidianas em sala de aula e a entender que cada aluno tem suas potencialidades e dificuldades individuais.
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Referências
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