Uso do açaí como indicador de ácido-base
Resumo
As frutas amazônicas em geral têm hoje uma importância comercial no Brasil e no mundo pela curiosidade que despertam e pelos seus sabores. Dessa forma, o uso de frutas para o ensino de química torna-se uma ferramenta importante para aplicação dos conceitos teóricos. O açaí, então sendo uma fruta rica que contém antocianina, foi o tema e estudo do trabalho. A realização deste trabalho foi realizado com um experimento químico experimental, por meio de instruções do conhecimento dos estudantes onde detectaram o caráter ácido-base em diferentes soluções utilizando açaí como indicador natural e compreendendo assim a escala de pH. Essa atividade foi realizada pelos acadêmicos do curso de Ciências: Biologia e Química para os alunos do Ensino Médio do Instituto Federal Do Amazonas (IFAM). O procedimento ocorreu da seguinte forma: 1 – Elaboramos um questionário e fizemos todo o processo para que assim o trabalho procedimento ocorresse perfeitamente. 2 – o grupo realizou o experimento no laboratório já com a presença dos alunos; em seguida os próprios alunos realizaram o experimento com os matérias disponíveis e com a ajuda dos acadêmicos. 3 – Em seguida, finalizamos com a aplicação de um segundo questionário. O trabalho foi executado e os resultados foram ótimos, pois no experimento, o açaí assumiu diferentes colorações. Neste trabalho, procurou-se desenvolver de maneira simples e barata, uma forma alternativa para o ensino de química. E foi alcançado esse objetivo, os alunos realizaram a prática e assim o procedimento foi bem executado, o açaí assumiu as diferentes colorações por conta das antocianinas presentes nos frutos. Foi bem proveitoso o trabalho. Os resultados foram positivos, os alunos prestaram bastante atenção na prática, fizeram os experimentos e, com certeza, saíram do laboratório com um conhecimento a mais, assim como nós acadêmicos também. A prática foi bem-sucedida, pois os valores de pH encontrados foram dentro do esperado, demostrando, assim, a validade do projeto. Sabendo que o aluno tem um contato com a química de modo assustador procurou-se tornar a aula mais interessante, dinamizando-a com a prática no laboratório, facilitando o entendimento dos alunos. Foi muito boa a prática, pois nos proporcionou uma experiência fantástica e os alunos interagiram muito e, com isso, teve uma contextualização, pois com esse material alternativo que faz parte do cotidiano dos alunos, ficou demostrado que a química está presente no nosso dia a dia.
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