RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DE VIVÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palabras clave:
Residência Pedagógica, Ensino de Química, DocênciaResumen
A Residência Pedagógica em Química faz parte de um programa federal voltado para formação inicial na área específica de professores para o Ensino Básico, que tem como órgão financiador a CAPES, e vem sendo desenvolvido em escola pública, oportunizando ao acadêmico conhecer e vivenciar aspectos físicos e pedagógicos pertinentes ao ambiente de trabalho do professor. A Residência Pedagógica visa acompanhar as ações pedagógicas de um profissional habilitado, bem como levar o acadêmico a observar, planejar e intervir na realidade. Dessa forma, o programa tem como proposta desenvolver conhecimentos referentes a uma atividade prática pré-profissional, em que na sala de aula, por meio de atividades de residência, o residente deve refletir conhecimentos teóricos e práticos do Ensino de Química. No primeiro momento, realizou-se a observação e a caracterização do ambiente escolar, com o objetivo de conhecer o ambiente escolar para desenvolver a próxima etapa da Residência Pedagógica - a regência. Através da divulgação das experiências da residência estabelece-se um momento para reflexões e discussões com a intenção de que sejam formados profissionais capacitados e comprometidos com a educação. Diante do exposto, é notório a importância do projeto e das atividades de observação e regência. Elas possibilitaram aos acadêmicos repensarem a prática docente na sua totalidade. A empatia que profissional docente deve ter diante das dificuldades cotidianas em sala de aula e a entender que cada aluno tem suas potencialidades e dificuldades individuais.
Descargas
Citas
BARREIRO, I. M. de F. e GEBRAN, R. A. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: Barreiro, I. M. de F. e Gebran, R. A. Práticas de ensino de estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Saberes pedagógicos e prática docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13. 2006.
FREIRE, Paulo. A Educação Como Prática da Liberdade.Rev Atual. Ed.14. Rio de Janeiro.2011
FUNK, Hermann; KOENING, Michael, Grammatik lehren und lernen. Berlin: Langenscheidt, 1991(Fernstudieneinheit 1).
KRASILCHIL, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez. São Paulo. 1994.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnica de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. Atlas. 3 ed. São Paulo. 1996.
MEDEIROS, T. G.; FIGUEREDO, C. J. O papel das recompensas como estratégia motivadora em sala de aula. Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v.2, p. 53-73, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).