RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVENCIANDO NOVOS DESAFIOS ATRAVÉS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • David Coelho Boaes Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Erica Farias Santos Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Escola, Observação, Adaptação, Experiência, Regência

Resumo

O presente relato tem o propósito de expor as experiências vivenciadas na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, localizada no município de Coari – Amazonas. A realização das atividades ocorreram durante o período de 60 horas distribuídas no segundo semestre de 2018, referente ao programa Residência Pedagógica. As atividades aconteceram a partir de observações sobre a estrutura física, ambiental e funcional da escola, visando ainda demonstrar o processo de adaptação de nós residentes com o ambiente, gestora da instituição, professores, alunos e servidores de forma geral. Após o período de observação da escola, fez-se a regência em sala de aula, no primeiro semestre de 2019/1 onde nós residentes ministramos aulas para cinco turmas do Ensino Fundamental e isso se deu sob orientação da professora preceptora do Programa Residência Pedagógica. O relato de experiência traz descrições das ações realizadas na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, além de reflexões sobre as metodologias e práticas utilizadas em sala de aula e em todo ambiente escolar durante os semestres referente a realização das atividades.

Referências

ALTHAUS, M. T. M. Didática: da análise de suas contribuições nos cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa à análise de suas repercussões na prática pedagógica do professor de escola pública. Dissertação (Mestrado). UEPG. 1997. 140 p.

SANTOS, Josiane Soares. O lúdico na Educação Infantil. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4, 2012. Anais... Campina Grande: realize editora, 2012. p. 1-16.

GODOY, M. A. B.; SOARES, S. T.. Estágio e sua relação com a pesquisa. In:_____. Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia: Unicentro Paraná. 2014.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 3ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1971.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

BOAES, D. C.; SANTOS, E. F.; YAMAGUCHI, K. K. de L. RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVENCIANDO NOVOS DESAFIOS ATRAVÉS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 117–122, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6601. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>