Porta dos Fundos: a prática jornalística no discurso humorístico

Autores

  • Milanna Carvalho Ambrósio Universidade Federal do Amazonas
  • Vitor Franco Gavirati Universidade Federal do Amazonas
  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O jornalista é percebido socialmente não apenas pelo seu trabalho, mas também através da forma como ele é representado em produtos audiovisuais feitos no âmbito do entretenimento (KRAETZIG, 2012). Este trabalho investiga o discurso de humoristas acerca da prática jornalística em esquetes do grupo Porta dos Fundos – equipe que produz vídeos de humor e publica na internet – relacionando-o com a rotina dos jornalistas. Para tanto, utilizamos como marco teórico a Análise de Discurso Francesa, a teoria das Representações Sociais e o arcabouço teórico sobre a prática jornalística. Até então, não há estudos sobre esta temática.

 

Palavras-chave: Prática Jornalística. Análise de Discurso. Representações Sociais. Porta dos Fundos. Humor.

Biografia do Autor

Milanna Carvalho Ambrósio, Universidade Federal do Amazonas

Cursando Comunicação Social-Jornalismo, Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins. Desenvolve projetos de iniciação científica e analisa a representação da prática jornalística em produções audiovisuais. Tem trabalhos publicados sobre Teoria da Comunicação, Folkcomunicação e Jornalismo no Cinema. Atualmente é monitora da disciplina Introdução aos Gêneros Jornalísticos do curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, campus Parintins.

Vitor Franco Gavirati, Universidade Federal do Amazonas

Cursando Comunicação Social – Jornalismo, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Campus Parintins. Desenvolve pesquisas sobre a representação da prática jornalística em produtos audiovisuais de entretenimento. Tem interesse em estudos sobre Teorias do Jornalismo e Teorias da Comunicação. É monitor da disciplina Jornalismo Impresso II, na Ufam - Parintins.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado e Mestrado pela Universidade Federal da Paraíba UFPB. Desenvolve pesquisas vinculadas à área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, gêneros textuais, letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual e ensino de línguas. Atualmente, professora e coordenadora do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/UFAM.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Ambrósio, M. C., Gavirati, V. F., & Simas, H. C. P. (2015). Porta dos Fundos: a prática jornalística no discurso humorístico. Revista Eletrônica Mutações, 6(10), 119–132. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/910

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)