A construção da imagem do ex-presidente Lula nas manifestações da nomeação de ministro da Casa Civil pelo jornal online O Globo

  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas
  • Daiane Nogueira Batista Universidade Federal do Amazonas
  • Yonah Yonah Góes de Souza Barbosa Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Os escândalos políticos são explorados pela mídia muitas vezes para conseguir audiência e reforçar ideologias. Desse modo, os meios de comunicação acabam não cumprindo o papel de informar e ajudar na formação da opinião pública, em vez disso, utilizam seu poder para divulgar informações, em sua maioria, manipuladas e reforçadas de estereótipos. Este artigo analisou como o site O Globo abordou o episódio político brasileiro, que foi a nomeação e suspensão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ministro chefe da casa civil. Para isso, foram analisadas três notícias veiculadas pelo site, referente aos dias 16, 17 e 18 de maio, período em que ocorreu o escândalo político. A fundamentação teórica utilizada neste trabalho é a Teoria da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, que permite analisar as unidades além do texto. Os principais autores que serviram de base para a compreensão da pesquisa foram Eni Orlandi (2002); Michel Pêcheux (1995) para embasar sobre AD; e estudos de Franklin Martins (2008); Emanuel Barreto (2006); Fernando Azevedo (2010), para discorrer sobre jornalismo político. Verificou-se que as notícias apresentam cargas potencialmente ideológicas, construindo a imagem do ex-presidente Lula de forma negativa, com o intuito de influenciar e manipular o leitor.

 

Palavras-chave: Lula; Jornalismo Político; Notícia; Análise do Discurso

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas
Doutorado e Mestrado, Universidade Federal da Paraíba UFPB. Desenvolve pesquisas vinculadas à área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, gêneros textuais, letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual e ensino de línguas. É professora e Coordenadora do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ/UFAM.
Publicado
2016-10-24