Apresentação

Autores

  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas
  • Luiz Carlos Martins de Souza Universidade Federal do Amazonas

Biografia do Autor

Renan Albuquerque Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Comunicação Social, MSc em Psicologia Social, Dr. em Sociedade e Cultura da Amazônia. Professor da Ufam/Icsez (colegiado de jornalismo, polo Parintins).

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2013). Professora efetiva do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Atualmente desenvolve estudos relacionados ao levantamento sociolinguísticos dos índios urbanos da etnia Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos sobre gêneros textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana. Email: india.parintintins@gmail.com.

Luiz Carlos Martins de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Membro do Laço Analítico - Escola de Psicanálise e professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), onde também estudou Comunicação Social/Jornalismo e fez o mestrado em Letras (2000). Doutorou-se em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP, 2012), realizou estágio doutoral na University of California, Los Angeles (UCLA/EUA), com bolsa do PROGRAMA RH -POSGRAD FAPEAM, pesquisando a discursividade no cinema. Além de atuar como documentarista, curta-metragista e roteirista, tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso. Desenvolve trabalhos nas seguintes áreas: estudos dos processos de significação, ensino de Língua Portuguesa como primeira e segunda língua, identidade amazônica, produção textual, relações entre linguagem verbal e audiovisual (em roteiros de cinema, filmes, documentários, vídeos e educação a distância); estudos em audiovisual, psicanálise e ideologia.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Rodrigues, R. A., Simas, H. C. P., & Souza, L. C. M. de. (2015). Apresentação. Revista Eletrônica Mutações, 6(11), 002–004. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/1005

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>