Língua Yanomami: Sistema Consonantal

Autores

  • Hellen Cristina Picanço Simas

Resumo

O presente artigo realiza uma análise fonética-fonológica da língua yanomami falada pelo grupo yanomami de Maturacá, região do Alto Rio Negro, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. O estudo, a partir dos procedimentos da análise fonêmica, apresenta os fones e fonemas da língua em estudo, fazendo, ao mesmo tempo, uma comparação entre o sistema consonantal das línguas Yanomami e Portuguesa. Para tanto, embasa-se nos estudo de Fonética e Fonologia da língua portuguesa, principalmente nos trabalhos de Thais Cristófaro (2001) e Dermeval da Hora Oliveira (2008) e nos estudos sobre a língua Yanomami desenvolvidos por Henri Hamirez (1993). A comparação permitiu observar que o quadro consonantal da língua yanomami é formado por 11 fonemas consonantais /p/,/t/,/k/,/s/,/∫/,/ᴣ/, /h/,/m/,/n/,/ɲ/,/r/. Todos os fonemas da língua indígena existem em língua portuguesa. Porém, o fone oclusivo glotal sonoro [ʔ] realizada na fala dos yanomami de Maturacá não é realizada em língua portuguesa.

 

Palavras-chave: Língua Yanomami. Fonologia. Sistema consonantal.

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas

Mestre e Doutora em Linguística, Universidade Federal Paraíba. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2015-03-27

Como Citar

Simas, H. C. P. (2015). Língua Yanomami: Sistema Consonantal. Revista Eletrônica Mutações, 6(10), 133–144. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/913