Renan de Freitas Pinto e as construções intelectuais sobre a Amazônia

Autores

  • Renan Albuquerque Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Gerson André Albuquerque Ferreira Universidade Federal do Amazonas
  • Mírian Souza Bitencourt Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O artigo apresenta o processo de formação das ideias e interpretações sobre a Amazônia, sua especificidade no pensamento social brasileiro. Esse movimento é destacado de textos escritos por Renan de Feitas Pinto, autor fundamental para a compreensão da complexidade que compõem o vasto campo das ideias sobre a Amazônia.

Palavras-chave: Amazônia. Pensamento social. Ideias. Extravio.

Biografia do Autor

Renan Albuquerque Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Comunicação Social, MSc em Psicologia Social, Dr. em Sociedade e Cultura da Amazônia. Professor da Ufam/Icsez (colegiado de jornalismo, polo Parintins).

Gerson André Albuquerque Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Mestrado em Sociologia, Universidade Federal da Paraíba (2005). Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal do Amazonas (1996). Atualmente, Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana principalmente em relação à leitura dos conflitos indenitários.

Mírian Souza Bitencourt, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA/Ufam (2014 - 2016). Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas - Ufam (2013). Tem experiência na área da Comunicação com atuação nos seguintes temas: Divulgação Científica e Jornalismo Científico. Atualmente estuda o trabalho e as relações de poder nas usinas de pau-rosa da microrregião de Parintins - Amazonas (1950-2000).

Downloads

Publicado

2015-03-26

Como Citar

Rodrigues, R. A., Ferreira, G. A. A., & Bitencourt, M. S. (2015). Renan de Freitas Pinto e as construções intelectuais sobre a Amazônia. Revista Eletrônica Mutações, 6(10), 145–152. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/907

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>